19 de fevereiro de 2026

Campanha da Fraternidade 2026 tem foco no direito à moradia digna aos mais vulneráveis

O tema desta edição será “Fraternidade e Moradia”.

Compartilhe:

Lançamento da Campanha da Fraternidade (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A Arquidiocese de Teresina lançou, nesta quinta-feira (19), a Campanha da Fraternidade de 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia”. A solenidade aconteceu na residência episcopal, no Centro de Teresina (PI).

O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, afirmou que a temática deste ano é um convite à reflexão sobre as condições de moradia da população mais vulnerável. Em entrevista à imprensa, logo após o evento, Dom Juarez a realização de uma agenda social mais fortalecida sobre o assunto.

“Precisamos de uma agenda social que garanta o direito das pessoas que estão morando nas comunidades e em suas pequenas propriedades. Que se favoreça também a agricultura familiar e nós sabemos que ela é fundamental para a manutenção das pessoas”, afirmou o arcebispo.

Dom Juarez Marques (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Conforme os dados apresentados pela campanha, 6,2 milhões de famílias não possuem moradia adequada e aproximadamente 328 mil pessoas vivem em situação de rua no país.

No Piauí, o déficit habitacional é de 124,8 mil domicílios, o que representa cerca de 12,1% do total de moradias ocupadas no estado, segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan). Em Teresina, a estimativa da Prefeitura aponta para um déficit de aproximadamente 40 mil moradias.

“Isso não é razoável. É uma absurdo. Falta esse pressuposto básico na observância maior das leis ou então a necessidade de aprovação daquele PL (Projeto de Lei) de licenciamento ambiental do nosso estado, para que ele venha ao encontro das necessidades”, completou o arcebispo.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: