
A Fundação Municipal de Saúde reforçou a oferta gratuita de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina e no Centro de Testagem e Aconselhamento. O reforço acontece após as comemorações de Carnaval.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A medida busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.
Além da testagem, a Fundação oferece a Profilaxia Pós-Exposição, medicamento usado por 28 dias para reduzir o risco de infecção pelo HIV. O tratamento deve começar em até 72 horas após relação sexual desprotegida.
A PEP está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, e no Hospital Natan Portela, com atendimento 24 horas, todos os dias.
Segundo Alana Niege, coordenadora do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, o ideal é fazer o teste rápido 30 dias após a relação sexual de risco.
“A pessoa pode fazer o teste a qualquer momento que se sentir apta a realizar o mesmo, mas o ideal é que, na dúvida, repita o teste após 30 dias da relação sexual desprotegida”, explica.
A coordenadora alerta que o período de Carnaval tem grandes aglomerações, aumento da circulação de pessoas e maior consumo de bebidas alcoólicas, fatores que elevam a vulnerabilidade e o risco de exposição às infecções sexualmente transmissíveis.
Como testar
O usuário pode procurar uma UBS em Teresina ou o Centro de Testagem e Aconselhamento de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Para PEP, o atendimento ocorre no CTA nesses horários e no Hospital Natan Portela em regime 24 horas.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!