24 de junho de 2026

Morre aos 74 anos a professora Maria Stella Rangel, ex-diretora do Instituto Dom Barreto

A instituição confirmou que Maria Stella estava internada desde o dia 15 de junho

Compartilhe:

Professora Maria Stela faleceu aos 74 anos por conta de um AVC — Foto: Reprodução

A professora Maria Stella Rangel da Silva, de 74 anos, morreu nesta quinta-feira (24) em Teresina após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. A informação foi divulgada pelo Instituto Dom Barreto, que também comunicou a decisão da família de doar os órgãos.

Maria Stella estava internada desde o dia 15 de junho. Entre os anos 2006 e 2019 ela atuou na gestão escolar o Instituto Dom Barreto entre 2006 e 2019.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), ela também tinha mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ter lecionado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e na Faculdade Santo Agostinho, deixando contribuição significativa para a educação no estado.

A decisão da família de doar os órgãos reforça a importância da conscientização sobre o tema. No Brasil, a doação de órgãos só acontece com a autorização da família, mesmo que a pessoa tenha manifestado em vida o desejo de ser doadora. O processo depende de condições clínicas específicas e pode salvar pacientes que aguardam na lista do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

O Instituto Dom Barreto decretou luto oficial de dois dias e suspendeu as atividades até sexta-feira (26).

Veja nota divulgada pelo Instituto Dom Barreto

É com profundo pesar que o Instituto Dom Barreto comunica o falecimento da professora Maria Stela Rangel da Silva.

Educadora por vocação e exemplo, professora Stela dedicou grande parte de sua vida à missão de formar pessoas e transformar vidas por meio da educação. Sua trajetória é parte da história do Instituto Dom Barreto, instituição que ajudou a fortalecer e conduzir com firmeza, sensibilidade e amor.

Ao longo de décadas, profa Stela marcou gerações de estudantes, educadores, colaboradores e famílias com sua presença acolhedora, sua sabedoria serena e seu compromisso inabalável com os valores humanos e com a excelência educacional.

Mais do que uma professora e diretora admirável, ela foi uma guardiã de princípios, memórias e afetos.

Seu legado permanecerá vivo nas salas de aula, nos corredores da escola, nas histórias compartilhadas e, sobretudo, nas vidas que tocou com generosidade e dedicação.

Neste momento de tristeza e luto, a família e comunidade dombarretana, rogam a Deus que acolha a professora Stela em Sua infinita paz.

Professora Stela, sua presença permanecerá para sempre em nossa memória e em nossa gratidão.

Informaremos, assim que definido, o local e horário do velório e sepultamento.

O Instituto Dom Barreto decreta luto por 2 dias (quinta e sexta-feira). Desta forma, todas as atividades previstas para hoje à tarde até sexta-feira (26/6) estão suspensas. Nossa comunicação será feita pela Agenda EDU.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: