26 de junho de 2026

Defesa diz que vereadora pretendia comprar casa com R$ 500 mil sacados em banco em Piripiri

Advogada afirma que valor tem origem lícita e que Justiça concedeu liberdade após reconhecer ausência de motivos para prisão

Compartilhe:

Defesa diz que vereadora pretendia comprar casa com R$ 500 mil sacados em Banco em Piripiri (Foto: PF e Arquivo Pessoal, respectivamente)

A vereadora Nalvinha Melo (PDT), presa em flagrante após sacar quase R$ 500 mil em uma agência bancária em Piripiri (PI), pretendia utilizar o valor para a compra de uma casa, segundo informou a defesa da parlamentar. A declaração foi feita pela advogada Carolina Cavalcante, que também sustenta a legalidade da origem e da destinação dos recursos.

Nalvinha foi presa na quarta-feira (24), durante a operação que investiga indícios de lavagem de dinheiro, e teve a liberdade provisória concedida pela Justiça nesta quinta-feira (25), após o pagamento de fiança de R$ 20 mil. Ao analisar o caso, o Judiciário entendeu que não estavam presentes os requisitos para manutenção da prisão preventiva.

Em nota, a defesa destacou que o saque de valores elevados em espécie não configura, por si só, crime no ordenamento jurídico brasileiro. Segundo a advogada, a movimentação financeira foi previamente informada e terá sua legalidade comprovada ao longo do processo.

“A defesa demonstrará judicialmente a origem lícita dos valores, bem como a licitude de sua destinação”, afirmou Carolina Cavalcante, que também reforçou a confiança de que, ao final da investigação, ficará comprovada a inexistência de qualquer prática criminosa.

Com a decisão judicial, Nalvinha Melo terá que cumprir medidas cautelares, como comparecer periodicamente ao juízo, não se ausentar da comarca e evitar contato com pessoas determinadas. Além disso, ela deverá se afastar da administração de uma empresa de material de construção da qual é sócia ao lado do marido.

O caso teve início após um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontar movimentações consideradas incompatíveis com a renda declarada da vereadora. A partir disso, a Polícia Federal iniciou a investigação, que também apura possíveis vínculos entre empresas ligadas à parlamentar e contratos com o poder público.

Durante a ação que resultou na prisão, foram apreendidos o dinheiro em espécie, documentos bancários e um aparelho celular. As investigações seguem em andamento para esclarecer a origem dos recursos e eventuais irregularidades.

Eleita para a Câmara Municipal de Piripiri em agosto de 2025, Nalvinha Melo assumiu a vaga deixada por outra parlamentar nomeada para o Executivo municipal. A defesa reitera que todas as acusações serão esclarecidas dentro do devido processo legal.

LEIA MAIS:

Mulher é presa após sacar quase R$ 500 mil em agência bancária em Piripiri

Mulher presa ao sacar quase R$ 500 mil é vereadora de Piripiri; parlamentar pagou fiança


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: