27 de julho de 2025

Marden Menezes critica proposta de reajuste dos professores e pede sensibilidade ao Governo

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 12/03/2023 20:00

Compartilhe:

Deputado estadual Marden Menezes (Foto: Thiago Amaral/ Alepi)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

O deputado estadual, Marden Menezes (Progressistas), criticou o percentual do reajuste salarial aos professores proposto pelo Governo do Estado. A proposta encaminhada pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI) à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reajusta o piso do magistério em 14,95%.

O Projeto de Lei n° 13/2023 visa definir o piso da categoria em R$ 4.420,55 aos professores com jornada de 40h semanais. Na avaliação do deputado, o regimento não contempla os professores que progrediram na carreira e sugeriu a realização de uma audiência pública, marcada para segunda-feira (13), para debater a situação.

“Da forma como está, os professores não concordam, porque as classes iniciais estão recebendo o reajuste de 14,95%, porém, os professores com maior extensão no currículo, que se qualificaram mais, que têm licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutorado, estão ficando excluídos do reajuste, o que seria uma tremenda injustiça”, criticou.

A expectativa é que representantes da categoria estejam presentes na audiência para costurar um acordo entre o Governo e os professores. O deputado Marden Menezes pediu sensibilidade ao Executivo. “A esperança é que a gente consiga sensibilizar o Governo para estender o reajuste para todas as classes dentro do plano de cargos, carreiras e salários da educação”, disse.

F oram convidados para a audiência representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

LEIA TAMBÉM:

Governo do Piauí envia à Alepi projeto de reajuste salarial dos professores estaduais

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: