14 de agosto de 2025

Piauí terá semana de grandes chuvas, alerta assessor-técnico da Defesa Civil

Thálef Santos

Publicado em 13/03/2023 18:29

Compartilhe:

Foto: arquivo/ TV Clube

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

A previsão do tempo para o estado do Piauí, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alerta para chuvas intensas desta segunda-feira (13) para a terça-feira (14), com rajadas de vento de até 100 km/h. O assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista, Werton Costa, avisa ainda que as previsões apontam para um mês de março recheado de fortes chuvas, com volume expressivo nesta semana.

Segundo Werton, dados históricos já revelam que março é o mês que apresenta maiores volumes de precipitação, entre 250 a 350 mm em alguns municípios do estado. Além disso, a previsão climática do INMET aponta que o mês de março terá acumulo de chuvas acima da média. Já a previsão meteorológica, de curto prazo, aponta que a semana terá grandes acumulados de chuva.

PERÍODO MAIS INTENSO

“Então é provável que até o final da semana, ou seja, todos os dias restantes da semana, tenhamos episódio de chuvas em algumas cidades. A próxima semana também pode ter uma sinalização de boas chuvas, de forma que o grosso do volume das chuvas do mês de março deve chegar nesse intervalo”, explicou o professor.

E para entender o clima, o climatologista Werton informa que a estação chuvosa ocorreu de forma irregular neste período. “Alguns municípios recebem mais chuva que outros e muitos já sofriam a condição de estiagem”, comentou. O professor explica que “boa parte” da chuva que deveria chegar ao Piauí era desviada para a Amazônia porque houve um aquecimento diferenciado do oceano Atlântico.

Geógrafo Werton Costa – Foto: Reprodução/Rede Clube

EXPLICAÇÃO

“A parte mais aquecida estava ao Norte e fluía para a Amazônia e ainda estávamos vivendo uma fase extremamente negativa da condição climática, chamada de OJM, Oscilação Julian Madden. Essa fase cessou semana passada, liberando basicamente o principal corredor de umidade para atuar sobre o Nordeste, a chamada zona de convergência intertropical”, detalhou o professor.

Assim, a presença de chuvas volumosas é causada pela reaproximação “intensa” da zona de convergência intertropical na região do Nordeste.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: