29 de julho de 2025

Governo sanciona lei com novo piso salarial de professores da educação básica do Piauí

Redação

Publicado em 17/03/2023 18:26

Compartilhe:

 

Sala de aula. (Foto: Seduc)

Foi decretado pelo Governo do Piauí o novo piso salarial para professores da educação básica com cargo efetivo para jornada de 40 horas semanais em R$ 4.420,55.

A Lei foi nº 8.001 foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (16), mas tem efeito retroativo, a partir de janeiro de 2023 e terá o pagamento parcelado de abono em 2023 para os profissionais da educação básica em exercício.

Críticas

O reajuste foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na última terça-feira (14). Durante a sessão ainda na Sala das Comissões, a matéria foi criticada pelos profissionais da educação que participaram a votação.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Paulina Almeida, criticou a aprovação da lei e pontuou que os profissionais com maior grau de estudo nas respectivas áreas de atuação não serão contemplados.

Manifestação reúne diversos sindicatos estaduais em frente ao Palácio de Karnak. (Foto: Jonas Carvalho/ ClubeNews)

“É um Projeto de Lei que desvaloriza os trabalhadores em educação, que não estão inclusos nesta complementação salarial. Ou seja, os que mais estudaram para oferecer uma educação pública de qualidade, não terão valorização nesse momento. Até quando vamos esperar esse estudo por parte do Governo? É preocupante”, pontuou.

Oposição

O deputado Marden Menezes, membro da oposição ao governador Rafael Fonteles (PT-PI), pontuou que, na prática, “quem já ganha no piso não recebe nenhum aumento. O projeto está achatando as classes dos professores dentro dos cargos e salários. Nesse projeto do governo, quem tem o maior currículo é que está sendo mais desvalorizados. Eles não estão tendo 1 centavo de aumento”.

“No ano de 2020, o Governo Federal destinou 12,80% dos professores; o Piauí nenhum. Em 2021, não houve por conta da pandemia. Em 2022, o Governo Federal deu 33,24% de aumento para os professores. O Governo do Estado deu 10% de reajustes linear. Já em 2023, o Governo federal aponta reajuste de 14,95%. No Piauí, a proposta trata do complementar o valor do piso”, detalhou

Novas conversações

O deputado Fábio Novo disse o Governo do Piauí fará uma nova rodada de estudos na folha de pagamento do Estado para compensar a categoria.

“O governador quer fazer a premiação para aqueles professores que têm bom desempenho, tá estudando isso, mas precisamos aguardar esses 60 dias para fazer esse encaminhamento”, completou o parlamentar.

LEIA MAIS: 

Deputados aprovam reajuste salarial de 14,95% dos professores estaduais por unanimidade

Professores da Educação e aposentados da Saúde protestam em Teresina

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: