
O Progressistas encerrou as negociações com o União Brasil para a federação partidária entre as duas legendas. As duas siglas iniciaram as conversas em 2022, após o término das eleições. Porém, as discussões não avançaram.
O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) explicou, em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta segunda-feira (20), que as negociações foram finalizadas após os líderes do União Brasil não entrarem em consenso.
“Na realidade, não fomos nós que desistimos. Não houve acordo em relação ao União Brasil. Da nossa parte, estava tudo certo e o União Brasil não chegou a uma definição, um acordo entre eles mesmos, os seus líderes. Na semana passada, o presidente do Progressistas encerrou a negociação por falta de acordo dentro do União Brasil”, esclareceu.
Atualmente, o União Brasil possui indicações no Governo Lula (PT), nos ministérios do Turismo, Comunicação e Integração. Situação de entrave para o Progressistas, que mantém postura de oposição ao Governo Federal.
O senador da República e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, anunciou o fim dos diálogos por meio das redes sociais.
No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) March 15, 2023
Juntos, os dois partidos chegariam à marca de 106 deputados federais, na Câmara dos Deputados, formando o maior bloco político da Casa. O União Brasil possui 59 deputados e é a terceira maior bancada. Já o Progressistas é a quarta, com 47 parlamentares.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.