28 de julho de 2025

Empreendedorismo LGBTQIAP+: casal investe na produção de alimentos veganos em Teresina

Emanuel Pereira

Publicado em 15/04/2023 11:00

Compartilhe:

Casal empreende com produtos veganos (Foto: Emanuel Pereira/Portal ClubeNews)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

A piauiense Bárbara Pessoa, de 33 anos, e a catarinense Antoniella Ferreira, de 36 anos, estão juntas há cerca de oito anos e empreendem desde 2017, quando moravam no município paulista de Botucatu.

Como eram vegetarianas, elas sempre precisavam fazer uma comida diferenciada e, a partir deste hábito, desenvolveram um negócio que atravessou o país para proporcionar uma alimentação saudável aos teresinenses.

Bárbara também é intolerante ao trigo e à lactose. Com isso, os alimentos se tornaram veganos e, por incentivo de amigos, o casal começou a comercializar os produtos.

“A Antoniella sempre gostou muito de cozinhar e fez alguns testes com receitas sem trigo, como pães e queijos. Alguns amigos próximos provaram esses alimentos e sugeriram que a gente vendesse”, explicou a piauiense.

O casal se mudou para a capital do Piauí – onde nasceu Bárbara – há alguns anos. São Paulo era muito próspero, até perceberem que o mercado de produtos veganos em Teresina era ainda mais promissor.

“Em São Paulo, já havia muitos negócios neste segmento. Aqui na capital, a gente notou que não tinha tantos estabelecimentos que oferecem alimentação exclusivamente vegana, especialmente porque, quando visitávamos a família dela, os familiares sempre pediam para prepararmos as receitas saudáveis. Então, Bárbara e eu nos mudamos para cá e nossos produtos foram bem recebidos pela população”, disse Antoniella.

A dupla empreende com a venda de pães, grãos, queijos, pizzas, tortas e a cuca de uva, receita que Antoniella trouxe de Santa Catarina. Tudo produzido sem trigo nem quaisquer ingredientes de origem animal.

Cuca de uva (Foto: Emanuel Pereira/Portal ClubeNews)

PANDEMIA DA COVID-19

Na contramão de muitos estabelecimentos, que fecharam as portas durante a pandemia da Covid-19, o casal aproveitou o período de isolamento social para expandir o negócio. Antoniella afirma que a busca por produtos veganos aumentou nesta época.

“Muita gente estava pedindo pelo delivery e aproveitamos a oportunidade para faturar mais. Até agora, nós atendemos dessa forma, mas, no futuro, queremos ter uma loja física”, pontuou.

Além da produção, ela e Bárbara também ministram curso sobre culinária vegana.

Pão vegano (Foto: reprodução/Instagram @florda_vida)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias