7 de julho de 2025

Jovem transforma vendas na escola em negócio lucrativo de acessórios vintage

Emanuel Pereira

Publicado em 15/04/2023 11:00

Compartilhe:

Emanuel Barros empreende com venda de pulseiras e colares (Foto: Emanuel Pereira/Portal ClubeNews)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

O estudante de Arquitetura e Urbanismo Emanuel Barros sempre teve um gosto bastante peculiar ao usar acessórios. Admirador do estilo vintage – que resgata tendências de décadas passadas e adere às cores mais escuras – o jovem de 23 anos teve dificuldades para encontrar pulseiras e colares deste modelo em Teresina. Então, ele decidiu comprar materiais e produzir seus próprios adereços quando ainda estava no ensino médio e, assim, deu origem a um empreendimento de acessórios masculinos.

Os primeiros clientes de Emanuel foram seus colegas da escola. Ele não esperava que, ao usar suas próprias pulseiras, outros alunos ficariam interessados pelos produtos. Rapidamente, o rapaz ficou conhecido em todo o colégio por criar os acessórios e percebeu o quanto este negócio poderia ser lucrativo.

Segundo o estudante, vender acessórios vintage torna seu empreendimento diferenciado em relação às demais lojas.

“Não havia em Teresina um negócio voltado somente para este tipo de peça e resolvi tomar a iniciativa. No começo, foi bem difícil, pois tive que tirar dinheiro do próprio bolso para empreender e não lucrei quase nada nos primeiros meses, mas eu insisti e tudo deu certo”, disse.

O negócio deu tão certo que ele realiza este trabalho há mais de quatro anos e conquistou vários compradores na capital piauiense e, também, em outros estados.

Pulseira masculina (Foto: reprodução/Instagram @pulsostorethe)

DIFICULDADES

Empreender significa ser persistente para enfrentar dificuldades, especialmente a quem deu início à jornada. Com apenas um ano de trabalho, Emanuel precisou superar as barreiras socioeconômicas impostas pela pandemia da Covid-19.

Por alguns instantes, o estudante pensou em desistir do seu negócio.

“Eu pensei em parar a produção por conta das restrições. Antes, eu já estava conseguindo pagar minhas contas com o dinheiro das vendas, mas a pandemia interrompeu este ciclo. Muitas pessoas, com receio de pegar Covid-19, não pediam porque não sabiam como os itens eram produzidos”, afirmou.

Felizmente, ele restabeleceu o foco e encarou todas as dificuldades para ver alcançar sucesso no empreendimento. A reabertura do comércio e a volta de eventos presenciais, como feiras de artesanato, permitiram o jovem investir neste sonho.

Emanuel produz diversos tipos de pulseiras (Foto: Emanuel Pereira/Portal ClubeNews)

NOVO OBJETIVO

Emanuel vende os acessórios pelas redes sociais e, sempre que possível, em feiras realizadas aos domingos na cidade. Seu objetivo é criar a primeira loja física exclusiva de acessórios vintage em Teresina.

“Eu seria o pioneiro neste setor aqui na cidade. Sonho em montar essa loja e crescer cada vez mais com meu trabalho”, pontuou.

Colares (Foto: Emanuel Pereira/Portal ClubeNews)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

 

Leia também: