
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Erivan Lopes, se reuniu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para discutir a possibilidade de transporte gratuito de eleitores em 2024.
O encontro aconteceu na terça-feira (11), em Brasília, e reuniu 26 presidentes dos Regionais Eleitorais de todo o país. Durante a reunião, o ministro Alexandre de Moraes disse que a medida serviria como alternativa aos problemas enfrentados pela população nas eleições de 2022 quanto à dificuldade para chegar aos locais de votação.
De acordo com o Presidente do TSE, esse será um ponto tratado com mais calma e antecedência para o próximo pleito. Até lá, as Regionais Eleitorais dos estados irão discutir a operacionalização do sistema e os custos necessários.
Novas urnas
Para as eleições municipais de 2024, estão sendo produzidas 220 mil novas máquinas, totalizando quase 470 mil equipamentos utilizados para o registro do voto eletrônico.
Outros pontos destacados na reunião foram a possibilidade da obrigatoriedade da biometria e necessidade de ações para cadastramento completo do eleitorado e devolução de servidores requisitados para aumentar o pessoal nos TREs.