
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar mais quatro mutirões de catarata em Teresina. A prestação do serviço vai ocorrer em uma unidade móvel de atendimento oftalmológica, a partir desta quinta-feira (20), em diferentes regiões da cidade. Pacientes com 60 anos ou mais, que comparecerem por demanda espontânea ou encaminhados por agentes comunitários de saúde, serão atendidos.
O mutirão ocorre até o próximo domingo (23) e sempre vai iniciar às 7h30, de modo que as pessoas podem se dirigir ao local de atendimento até as 12h30. A diretora da Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, detalha os serviços disponibilizados pela iniciativa.
“Ao chegar no local do mutirão, o paciente passa por um cadastro e, em seguida, receberá o colírio para dilatação da pupila. Após o período da dilatação, será atendido por oftalmologista e, se necessário, terá encaminhamento para a realização dos exames médicos e, por fim, para fazer o agendamento da cirurgia de quem tiver catarata”, disse.
Para garantir o atendimento, os pacientes devem apresentar fotocópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Caso necessidade de cirurgia seja diagnosticada, os pacientes selecionados serão encaminhados pelos profissionais para o procedimento.
Veja os locais onde a unidade móvel de atendimento vai realizar o mutirão:
20/04 (quinta-feira) – Em frente ao Hospital Mariano Gayoso
Endereço: Avenida Alameda da Conquista, Residencial Francisca Trindade, bairro Santa Maria da Codipi.
Dia 21/04 (sexta-feira) – Em frente à Unidade Básica de Saúde Santa Teresa
Endereço: Povoado Santa Teresa, S/N, zona rural Leste.
Dia 22/04 (sábado) – Em frente à Unidade Básica de Saúde Porto Alegre
Endereço: Rua Manoel Victor Cordeiro/ Rua Porto Alegre, S/N, Conjunto Porto Alegre, Esplanada, bairro Esplanada, zona Sul.
23/04 (domingo) – Em frente à Unidade Básica de Saúde Todos os Santos
Endereço: Av. Professor Camilo Filho, 6133, bairro Todos os Santos, zona rural Sudeste.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.