27 de julho de 2025

Viaduto do Mercado do Peixe deve ser concluído em julho de 2023, garante DNIT

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 22/04/2023 22:00

Compartilhe:

Viaduto do Mercado do Peixe (Foto: arquivo ClubeNews)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PI), Ribamar Bastos, garantiu que o elevado do Mercado do Peixe, na zona Sudeste de Teresina, será concluído no mês de julho de 2023. As obras no local devem ser retomadas no mês de maio, com o fim do período chuvoso na capital.

As intervenções iniciaram em maio de 2019 e tinham prazo de conclusão para setembro de 2022. Mas, até o momento, o local permanece como um grande canteiro de obras. O viaduto, que ligará a Avenida Deputado Paulo Ferraz à PI-226, está orçado em R$ 15 milhões, oriundos de recursos federais.

Em entrevista à TV Clube, o superintendente Ribamar Bastos explicou que impasses envolvendo a empresa responsável pelo projeto e a pandemia da Covid-19 dificultaram o cumprimento dos prazos.

“Foi a única obra no país, no âmbito do DNIT, que foi paralisada por conta da Covid-19. Isso também atrapalhou a empresa que vinha em recuperação judicial. Mas já superamos todas essas dificuldades. Estamos só esperando as chuvas suspenderem e esperamos que no início de maio retomemos as obras”, assegurou.

Ainda faltam ser concluídos o acesso ao bairro Dirceu Arcoverde, sentido PI-226 à Avenida Deputado Paulo Ferraz, e a recuperação asfáltica das vias laterais e sobre o viaduto.

Viaduto da Avenida João XXIII

O elevado do Mercado do Peixe faz parte de um conjunto de obras do Governo Federal em Teresina, englobando também o viaduto da Avenida João XXIII – na zona Leste da cidade, e a duplicação da PI-226 até a Ponte Presidente Médici, no bairro Tancredo Neves, zona Sudeste. As intervenções serão realizadas por etapas.

Foto: divulgação/DNIT

Segundo Ribamar Bastos, o rebaixamento da Avenida João XXIII em relação à Avenida Zequinha Freire tem prazo de conclusão para setembro de 2024. O superintendente afirmou que as obras estão ocorrendo dentro do cronograma estabelecido. O projeto está orçado em R$ 42 milhões.

“A fase que nós estamos trabalhando hoje é a perfuração e concretagem das estacas. Nós estamos com 50% desse serviço feito. São 1.280 estacas a serem executadas. Essas estacas vão possibilitar a escavação da trincheira, que é uma contenção para as vias laterais”, explicou.

O rebaixamento da via acontecerá, principalmente, para priorizar o trânsito no sentido Teresina-Altos, pois neste trecho, cerca de 30 mil veículos circulam diariamente, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI).

LEIA TAMBÉM:

Gestores têm até 24 de abril para informar obras paralisadas; 289 estão no Piauí

Leia também: