5 de julho de 2025

Mães de negócios: dona de casa cria próprio negócio após produzir laços para as filhas

Emanuel Pereira

Publicado em 13/05/2023 11:00

Compartilhe:

Yanna é empreendedora e mãe da Yasmin (Foto: arquivo pessoal)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

A piauiense Yanna Mesquita nasceu e foi criada pelos avós no município de Jatobá do Piauí, onde permaneceu até 2012. No ano seguinte, ela se casou e foi morar em uma comunidade localizada em Campo Maior (PI), onde vive com seu esposo, Bruno, e sua filha.

Até o início 2020, a mãe de 31 anos desempenhava somente a função de dona de casa, mas, com a chegada da pandemia da Covid-19, esta realidade mudou. O período de isolamento social fortaleceu ainda mais os laços afetivos entre as duas, estimulando a mãe a empreender com a produção de lacinhos para cabelo, que simbolizam a relação amorosa de mãe e filha.

Tudo começou como um passatempo. Yanna produzia os acessórios para a menina e logo viu a chance de gerar renda em um dos períodos mais difíceis da sua vida. Após estudar e aperfeiçoar seu trabalho, ela lançou sua primeira coleção de laços infantis nas redes sociais em maio de 2021.

A empreendedora relata que ficou surpresa com a repercussão positiva do seu negócio e recebeu todo o apoio da sua família e amigos.

“Minha filha estava usando os lacinhos nas fotos divulgadas e isso fez muito sucesso. As pessoas ficaram encantadas com os produtos e minhas vendas começaram imediatamente. Amo meu trabalho artesanal, principalmente quando mostro os pedidos para minha menina e ela elogia as peças. É gratificante”, disse.

O Portal ClubeNews mostra, em mais uma matéria especial da série “Mães de negócios”, a trajetória da mamãe da Yasmin, de 9 anos. Saiba como ela deixou de ser uma dona de casa comum e se transformou em uma empreendedora apaixonada por acessórios infantis.

Yanna começou a produzir lacinhos para a filha (Foto: reprodução/Instagram @lacos_da_mimim)

PERSISTÊNCIA

Como nunca havia trabalhado como artesã, as primeiras tentativas de produzir os laços foram muito difíceis. Assim, ela descobriu que empreender exige paciência e persistência, mas a mãe estava disposta a enfrentar cada desafio.

“Nunca imaginei que seria empresária neste setor, pois mal sabia nem pegar numa agulha e, na primeira vez que usei tesoura para cortar fita, cortei meu dedo. Mesmo assim, não desisti e, agora, vendo meus laços em toda a região. Fico muito orgulhosa por fabricar estes laços e por ter pessoas que gostam do meu trabalho”, afirmou.

Yanna também faz parte do Projeto Arte na Praça, desenvolvido por artesãs de Campo Maior e região, pelo qual ela tem oportunidades para expandir e divulgar seu negócio.

Produção de laços (Foto: reprodução/Instagram @lacos_da_mimim)

MÃE EMPREENDEDORA

A rotina de Yanna como mãe empreendedora é bastante agitada. Além de produzir os artefatos, ela atende os clientes, faz publicações nas redes sociais, cuida do lar e ensina as tarefas escolares de Yasmin.

No fim de cada dia, o cansaço é recompensado com um sorriso no rosto e um abraço afetuoso da filha.

“Ser mãe é ouvir todas as horas essa doce palavra pela pessoa que mais amo. Aprendo com a Yasmin o sentido de ser mãe. Eu me sinto bem quando ela está bem, fico feliz por sua felicidade e meu maior presente dessa vida é ela”, concluiu.

Produção de laços (Foto: reprodução/Instagram @lacos_da_mimim)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

Leia também: