
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
A federação partidária composta por PT, PV e PCdoB possui até o momento cinco nomes disponíveis para concorrer à Prefeitura de Teresina em 2024. As diferentes força políticas buscam visibilidade na preparação ao processo eleitoral, porém, somente um nome deve ser escolhido como cabeça de chapa.
Desde 2021, após a reforma eleitoral ser aprovada no Congresso Nacional, a legislação esclarece que a federação partidária deve atuar como um único partido pelo prazo de quatro anos. Ficam mantidos a direção independente dos diretórios de cada legenda e os estatutos das siglas.
Quanto às disputas majoritárias, os partidos devem chegar a um consenso, já que para os cargos proporcionais – vereador, deputado estadual e federal – as vagas são definidas após acordos internos para a composição das chapas.
Lista extensa
Pelo Partido dos Trabalhadores, integram a lista os deputados estaduais Fábio Novo, Vinícius Nascimento, Franzé Silva – presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) – e o deputado federal Merlong Solano.
A ex-deputada estadual, Teresa Britto – presidente do Partido Verde no Piauí – anunciou por meio das redes sociais a pré-candidatura ao Palácio da Cidade.
Já o PCdoB, presidido pela deputada estadual Elisângela Moura, ainda não definiu um postulante ao Executivo Municipal, mas deve propor um nome que possa ser avaliado pelos dirigentes da federação.
Sem preferência
Nesta quarta-feira (3), o deputado Vinicius Nascimento reafirmou estar à disposição da legenda petista caso seja escolhido como representante da corrida eleitoral à Prefeitura. Entretanto, negou que seja a preferência do governador Rafael Fonteles (PT) e reforçou que o intuito do Chefe do Executivo é unificar esforços para o próximo ano.
“O governador nunca se posicionou sobre preferência. O que ele quer é que o partido tome uma decisão, que a gente unifique as forças da federação como um todo para que a gente tenha, a partir do segundo semestre, uma ação mais longa para que a gente monte uma candidatura mais firme”, explicou.
LEIA MAIS