
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), caminha a passos largos em busca de ampliar a base política na Câmara Municipal, provocando alterações significativas no quadro de secretários para acomodar aliados.
No levantamento realizado pelo Portal ClubeNews, nesta quarta-quarta-feira (10), em menos de dois meses, a Prefeitura de Teresina anunciou cinco nomes para compor o primeiro escalão do Poder Executivo. As mudanças perpassam por pastas importantes, como a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e as secretarias de Administração (Sema) e Juventude (Semjuv).
O nome da vez é o do vereador Neto do Angelim (sem partido), cotado para a Fundação Monsenhor Chaves (FMC). “A gente teve uma conversa, nesse final de semana, com o prefeito. E o prefeito teve uma conversa anterior com o nosso suplente, Inácio de Carvalho. Houve um convite do prefeito para que a gente possa estar ajudando a gestão. Ainda não foi definida a pasta. Até amanhã (11/05) teremos essa segunda conversa para definir”, explicou.
Caso seja oficializada, a nomeação altera o quadro de vereadores da Câmara com a convocação do suplente de vereador Inácio de Carvalho. Assim como Graça Amorim, Inácio de Carvalho também é filiado ao Progressistas, mas retornará à Câmara sob a condição de aliado ao prefeito.
Dança das cadeiras
O vereador Valdemir Virgino e o ex-vice-prefeito Ronney Lustosa assumiram a Semjuv e a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), respectivamente, no dia 30 de março. Lustosa, por sua vez, deixou a pasta após pouco mais de um mês de gestão e assumiu a Secretaria de Administração na segunda-feira (8).
A então presidente da FMS, a médica Clara Leal, foi conduzida ao cargo de presidente executiva da pasta para a implementação de uma gestão compartilhada.
Nova Saad, nova indicação
Conforme antecipou o blog Bastidores da Notícia, o vereador Roberval Queiroz (União Brasil) indicou a esposa, Vanicleide Queiroz, para assumir a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Sudeste II. Ela é presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Piauí.
Para a direção executiva, o indicado é o engenheiro Agamenon Bastos, que atuou na gestão estadual durante o governo Hugo Napoleão.
Entradas e saídas
Jornalista e advogado, Lucas Pereira estava à frente da Semcom desde janeiro de 2021, e foi um dos primeiro nomes anunciados pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) após tomar posse no Palácio da Cidade.
Em nota, o secretário disse que deixa o cargo “por decisão pessoal” e que mantém o “apreço e admiração pelo prefeito”.
Recentemente, o suplente de vereador Sérgio Bandeira (União Brasil) foi nomeado secretário executivo da Semcom.
O então titular do cargo, Salomão dos Santos Prado, foi realocado na pasta e, agora, vai atuar como chefe de gabinete da Semcom.