29 de julho de 2025

TJ-PI utilizará WhatsApp e Inteligência Artificial para facilitar o acesso a Medidas Protetivas

Luana Fontenele

Publicado em 14/05/2023 20:47

Compartilhe:

 

Reunião definiu a criação de nova ferramenta de requisição de medidas protetivas.(Foto: reprodução/ TJPI)

Em reunião entre a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí (Opala Lab), ficou acordada a criação de uma nova ferramenta que, através do WhatsApp, permitirá às vítimas de violência doméstica requerer medidas protetivas.

A solução fará uso de Inteligência Artificial para permitir que a interação com a vítima ocorra fazendo uso de linguagem natural, como em uma conversa.

Esse projeto será inscrito na plataforma RenovaJud, do Conselho Nacional de Justiça, de acordo com a Portaria 82/2023 do Prêmio CNJ de Qualidade. A metodologia de trabalho seguirá técnicas de Design Thinking, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça. A ideia é que o primeiro protótipo seja apresentado ainda no próximo trimestre de 2023.

Estiveram presentes a assistente social da Cevid, Leina Mônica, a psicóloga da Cevid, Liliane Campos, a secretária executiva da Cevid, Fernanda Pio, o assessor do II Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Teresina, Antônio José, os membros do Opala Lab Eucássio Golçalves, Leonardo Carvalho, Janayna Lustosa e o secretário Executivo do Opala Lab, Gleydson Vilanova.

Leia também: