27 de julho de 2025

Operação Cerrado Vivo: cinco suspeitos de desmatamento ilegal são presos em Curimatá

Emanuel Pereira

Publicado em 19/05/2023 19:15

Compartilhe:

A prisão dos suspeitos ocorreu no Povoado Gameleiro, em Curimatá (Foto: Semarh)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

Cinco suspeitos de desmatamento ilegal foram presos no Povoado Gameleira, localizado no município piauiense de Curimatá, durante a primeira Operação Cerrado Vivo, realizada na região Sul do estado. A ação foi concluída nesta sexta-feira (19), com o intuito de apurar crimes contra o meio ambiente no bioma Cerrado.

Desmatamentos ilegais também foram constatados no município Morro Cabeça do Tempo, em uma propriedade particular de Alvorada do Gurgueia e em propriedades e empreendimentos rurais da região, além da apreensão de vários equipamentos utilizados nas atividades. No território indígena dos Akroá Gamella, em Uruçuí, foi constatada ilegalidade em auditoria ambiental.

Segundo o diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos hídricos (Semarh), o órgão recebeu muitas denúncias relacionadas a crimes ambientais.

“Neste mês, recebemos muitas denúncias de desmatamento ilegal no extremo sul do Piauí e, por ser uma região de maior frequência desse tipo de crime, principalmente contra o bioma Cerrado, tomamos as providências de combate e autuação”, disse.

A operação contou com o apoio e cooperação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, e da Polícia Militar. Ao todo, participaram da operação quatro auditores fiscais ambientais, quatro policiais militares, dois delegados de Proteção ao Meio Ambiente e quatro policiais civis.

Operação Cerrado Vivo ocorreu no Sul do Piauí (Foto: Semarh)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

Leia também: