
O mês de junho é sempre festejado pelos amantes das quadrilhas juninas e das tradicionais comidas típicas da época. No quadro Panela do Chef, deste sábado (3), a chef de cozinha Larissa Batista ensina como preparar uma deliciosa canjica.
Ingredientes:
– 4 espigas de milho novas
– 1 coco seco novo
– 400 ml de leite integral
– 395 ml leite condensado
– 1 L de água filtrada
Modo de preparo
Tire o milho das espigas e reserve. Bata o coco com a água e peneire, retirando todo bagaço. Reserve o leite de coco e o coco ralado.
Em um liquidificador, coloque o milho, o leite de coco e triture até obter uma mistura grossa. Logo após peneire novamente e coloque esse suco em uma panela. O bagaço da peneira bata novamente com o leite integral e repita o processo.
Em fogo alto, coloque o leite condensado com os líquidos na panela e mexa até borbulhar. Coloque em fogo baixo até cozinhar a canjica.
Passe o coco ralado na frigideira quente e seca. Coloque um pouco de sal.
Monte as canjicas quentes com um pouco do coco ralado salgado e sirva quente ou gelado.
NA PANELA DA CHEF
Todos os sábados você recebe novidades culinárias diversas e cheias de regionalismo. Além de conhecer novos pratos característico do nosso Piauí, você descobre ainda produtos locais vendidos em Teresina que podem surpreender o paladar.
Larissa Batista nos mostra desde a compra dos ingredientes, com valores de custo e nutrição até o preparo do prato. Em datas especiais, como feriados, vamos conhecer receitas especiais para encantar a família.
CHEF LARISSA
Larissa tem interesse pela cozinha desde os seis anos, quando começou a colecionar livros de gastronomia. Ela começou a cozinha em um fogareiro onde morava, na zona Norte de Teresina, próximo ao Mercado do Mafuá. Aos 13 anos, se mudou para a zona Leste e entrou no ramo da confeitaria até abrir uma empresa de bolos temáticos.
Mas o chamado pela culinária salgada e quente levou a chefe de cozinha a aprofundar estudos em outros preparos. Assim, buscou conhecimento em formações e viagens pelo Chile, Argentina e Uruguai. Com isto, Larissa retornou à Teresina, participou da consultoria de vários restaurantes da capital e formatação de cardápio, de equipe e montagem de receitas.
“Tudo que passei me preparou para assumir esse cargo. Eu não vendo comida, eu vendo experiência. Trabalho com emoções e com lembranças”, afirma a chef.
LEIA TAMBÉM