https://www.youtube.com/watch?v=gHwaE_KHFgg&ab_channel=PortalClubeNews
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento no qual um gari joga um cachorro, que estava deitado na calçada, dentro do caminhão de lixo do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) em Teresina. O corpo do animal ainda não foi localizado. A Polícia Civil do Piauí policial apura se o animal foi atropelado pelo veículo antes de ser jogado dentro da compactadora de lixo.
A gravação é de uma câmera de segurança e chegou ao conhecimento da Polícia Civil do Piauí, que também recebeu um boletim de ocorrência sobre o caso envolvendo o crime de maus-tratos aos animais.
Nas imagens, um dos garis que estava de serviço, ao perceber o animal, agonizando após o suposto atropelamento, joga o cachorro na parte traseira do caminhão, onde fica a máquina compactadora de lixo.
As cenas ainda mostram que o animal estava abanando o rabo, mesmo após atropelado, e marcas de sangue ficaram no local. O crime causou indignação de protetores de animais de Teresina.
O Portal ClubeNews procurou a Delegacia de Meio Ambiente de Teresina, que investiga casos de maus-tratos de animais. O delegado Wilon Gomes informou que o fato já está sendo investigado para a identificação dos autores, mas ainda não está confirmado o atropelamento.
O delegado ressaltou que apenas a investigação vai confirmar a situação do cachorro antes de ser jogado no caminhão.
“O B.O [Boletim de Ocorrência] já foi registrado na delegacia. Os policiais estão no local fazendo as investigações preliminares a respeito do fato. Coletando imagens e identificando o pessoal da coleta de lixo. Para todos serem intimados e pegar depoimentos aqui na Delegacia. Estamos apurando tudo o que envolve o ocorrido”, destacou.

Nas redes sociais, a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) afirmou que levará o caso à polícia. “Sobre esse caminhão que passa por cima do cachorrinho, já entrei contar com meus amigos advogados do jurídico. Não é justo simplesmente passa por cima de um animal e jogar assim como se fosse um lixo. Isso não está certo, então vou atrás”, disse.
Outro Lado
Em nota, a Prefeitura de Teresina lamentou o ocorrido, mas não citou se o caso será apurado. Veja nota na íntegra:
A Prefeitura de Teresina expressa seu repúdio ao atropelamento de um cachorro pelo caminhão que realiza a limpeza pública da cidade.
O fato ocorreu na rua e foi flagrado por câmeras de segurança, durante o serviço de coleta de lixo e não houve socorro ao animal.
A Prefeitura é totalmente contrária a qualquer tipo de maus tratos contra os animais, crime previsto em lei.
OAB
A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (OAB/PI) informou que “fez representação junto a Delegacia de Meio Ambiente (DPMA) sobre caso de maus-tratos praticados contra um cachorro por funcionários da Prefeitura de Teresina”.
“Esse caso será acompanhado pela nossa Comissão. Não nos limitaremos a denunciar, vamos acompanhar esse caso também, assim como estamos acompanhamento outros. Quinzenalmente membros da CPDA estão na DPMA para acompanhar inquéritos de crimes de maus-tratos contra animais, pois entendemos que não basta denunciar, é preciso acompanhar o andamento para assegurar que crimes como esse não ficarão impunes”.