28 de julho de 2025

Mulher que vivia escravidão moderna foi “repassada” de sogra para nora, diz auditor

Malu Barreto

Publicado em 15/06/2023 20:43

Compartilhe:

Mulher foi resgatada em situação análoga a escravidão em casa no bairro Mocambinho (Foto: Divulgação/PF)

A mulher de 44 anos que vivia em situação de escravidão moderna e foi resgatada nesta quinta-feira (15), em uma casa no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, foi “repassada” da sogra para nora, informou o auditor fiscal do trabalho Guilherme Madeira, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o auditor, a vítima foi trazida do estado do Maranhão para trabalhar na casa de uma mulher quando ela tinha 14 anos e depois ela foi “doada” pela patroa, para cuidar dos netos, na casa da nora, onde ela foi resgatada.

“Não sei se a sogra está viva ou não, mas o que aconteceu, por mais absurdo que seja, a sogra repassou para a nora a trabalhadora para que cuidasse dos netos. É a coisificação do trabalhador. Ela foi ‘doada’ de sogra para nora, de mãe para filho”, afirmou Guilherme.

A vítima foi retirada das dependências desta residência e levada por uma equipe da Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) a um abrigo. Ela não recebia salário, não tinha folgas ou férias e passava por jornadas de trabalho excessivas e exaustivas.

O resgate ocorreu em uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) e do MTE.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias