
Um grupo de voluntários vai realizar uma ação de limpeza e monitoramento da qualidade das águas, às 8h, neste sábado (17), em um trecho do rio Poti, que inicia embaixo da Ponte Estaiada e vai até o Parque Ambiental Encontro dos Rios, na zona Norte da cidade.
Cerca de 20 canoas de pescadores do Bairro Poty Velho participam dessa atividade que deve encerrar por volta de meio-dia. A iniciativa é dos organizadores do Desafio Teresina entre Rios, um evento esportivo, cultural e ambiental, que vai acontecer no dia 25 de junho e que tem como objetivo estimular o ecoturismo e o turismo de base comunitária nos dois rios que cortam a capital.
O Desafio Teresina entre Rios está sendo realizado pela segunda vez este ano, desta vez, no rio Parnaíba.
Mais de 100 embarcações vão percorrer cerca de 20 quilômetros, entre o bairro Angelim, na zona Sul, na Marina Solarium, e o Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho.
O trecho estará repleto de cenas culturais e artísticas sobre as águas e embaixo das três pontes, além de uma grande festa de encerramento no Parque Ambiental Encontro dos Rios.
“O evento tem um apelo visual muito bonito, mas também tem um impacto importante em termos sociais, ambientais, culturais e econômicos”, destaca o diretor do evento, Luciano Uchoa.
Ele explica que a proposta é estimular a ocupação sustentável dos rios, envolvendo os pescadores no planejamento e execução de atividades turísticas nos dois rios, com passeios, vivências e várias outras experiências.
Uchôa esclarece que, apesar do que o nome sugere, o Desafio Teresina entre Rios, não é uma competição e somente podem participar embarcações a remo, como canoas e caiaques. Os únicos barcos motorizados permitidos no evento serão as canoas de pescadores ribeirinhos e dos socorristas do evento.
O regulamento do evento está disponível no link da bio do Instagram @desafioteresinaentrerios. As inscrições podem ser feitas no site e a doação de uma cesta básica no valor de 60,00. Os produtos serão destinados para a Associação dos Ceramistas do Poti Velho.