O médico piauiense e diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Paulo Márcio, realizou um atendimento médico durante um voo entre Teresina a Brasília na madrugada desta terça-feira (27), após uma mulher que faz tratamento contra câncer desmaiar.
Segundo o médico, já estava com 1h de voo, quando os comissários de bordo abordaram de forma desesperada os passageiros para saber se havia algum médico a bordo, momento em que Paulo Márcio se prontificou para atender a ocorrência.
“A paciente teria tido uma crise convulsiva e desmaiado, e quando cheguei a encontrei desacordada com a frequência cardíaca e a pressão baixa, sinais de desidratação e hipotensão. Eu deitei ela e iniciei as manobras de emergência, pegamos a veia, estabilizamos a via aérea e iniciamos o soro e medicação.”, conta Paulo Márcio.
O comandante do voo chegou a questionar o médico se o ideal seria voltar ao Piauí, ou seguir para Brasília, já que para ir a qualquer um dos dois destinos levaria cerca de 1h.
“Estávamos na metade do caminho e eu pedi que seguissem o voo enquanto fazia a assistência médica. Ela foi melhorando e conseguimos lograr sucesso. É uma paciente que faz tratamento de câncer de mama, e já tinha feito 16 sessões de quimioterapia e estava em recuperação, bastante debilitada e com episódios de vômitos antes do voo.”, afirmou o médico.
Ainda no voo, a tripulação e os passageiros aplaudiram e parabenizaram a conduta do médico. Ao desembarcarem no Aeroporto Internacional de Brasília, a equipe de saúde do local providenciou o acolhimento adequado da passageira, de 48 anos, que é da cidade de Aparecida de Goiânia em Goiás.