27 de julho de 2025

Criança de 5 anos morre após apresentar sinais de envenenamento; mãe está em estado grave

Isadora Cavalcante

Publicado em 05/07/2023 14:57

Compartilhe:

Hospital Regional Tibério Nunes. (Foto: João Victor/TV Clube)

Agnes Carvalho de Moura, de 5 anos, morreu, na cidade de Floriano, após apresentar sinais de envenenamento, nesta quarta-feira (5). A mãe da criança, Francisca Maria de Carvalho, também está internada em estado grave, no Hospital Regional Tibério Nunes, com os mesmos sintomas. Elas passaram mal após consumir um peixe no jantar.

Ao Portal ClubeNews, a irmã de Francisca, que prefere não se identificar, contou que as duas [mãe e filha] começaram a passar mal em casa e foram socorridas por vizinhos.

Elas deram entrada no hospital, por volta das 20h30 da segunda-feira (3), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já com sinais de ingestão de substância tóxica. Depois, elas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Floriano, onde foi detectado o envenenamento por chumbinho e outra substância tóxica, ainda não identificada.

Devido à quantidade no organismo, a criança não resistiu ao efeito das substância e faleceu nesta quarta-feira (5).

À reportagem, a irmã de Francisca informou que a denúncia de envenenamento foi protocolada para a investigação do caso.

“Precisamos de justiça, pois não sabemos quem poderia ter feito uma maldade dessa. Quando a minha irmã chegou no hospital, pouco tempo depois a assistência social entrou em contato com eles, já foi feito a denúncia, porém está muito falho, eles não dão nenhuma resposta. Minha tia está na delegacia, foi fazer o boletim de ocorrência”, disse a familiar.

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Civil informou que a Delegacia de Floriano já acompanha o caso. “A perícia criminal foi acionada a se deslocar à casa da residência da vítima, local em que foi coletado um líquido que será submetido a perícia”, relatou em nota enviada à imprensa.

“As investigações estão em andamento, já tendo sido ouvidas quatro testemunhas, dentre elas, a primeira pessoa para qual a mãe da criança entrou em contato”.

O corpo da criança vai passar por exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina.

“Ademais, foi ouvida uma pessoa que estava no Hospital logo quando a mãe e criança deram entrada, tendo esta pessoa relatado que a genitora da criança informou que ambas consumiram um peixe como jantar”.

Após ingerir o pescado, a criança foi ao banheiro. “A mãe a encontrou no chão, caída, e com um líquido escorrendo pelo nariz. Todas as diligências estão sendo tomadas para esclarecer a situação e a causa da morte”.

NOTA DE PESAR

A Escola Municipal Naila Bucar, onde Agnes Carvalho estudava, manifestou nota de pesar sobre o caso. Veja na íntegra:

A Escola Municipal Naila Bucar manifesta profundo pesar pelo falecimento da aluna Agnes Carvalho Moura, ocorrido nessa quarta-feira, 05 de julho de 2023.

Neste momento de dor e tristeza, toda a comunidade escolar se solidariza com todos os familiares e amigos, ao tempo em que expressa as mais sinceras condolências pela perda

Leia também: