Com o fenômeno “Barbie”, ocasionado pelo lançamento do filme da boneca mais conhecida do mundo, nesta quinta-feira (20), diversas pessoas aderiram ao movimento ‘quinta-feira rosa’, e se engana quem acredita que esse a onda rosa vai se restringir apenas a uma ida ao cinema.
Com esse caso, podemos notar a influência da indústria cinematográfica para influenciar pessoas, seja em comportamentos, vestes e acessórios, até se tornar a tendência do momento. Um exemplo disso as vitrines das lojas.
“Com esse hype da Barbie, a economia foi bastante movimentada. Tivemos um amento de 40% em cima da demanda comum, o que faz as roupas serem vendidas antes de 24 horas, principalmente se for na cor rosa”, conta a empresária Naiana Portela, dona de uma loja de roupas.

Além de roupas, quem também aproveitou o fenômeno rosa e decidiu alavancar as vendas por meio de um cardápio especial montado especialmente em homenagem à boneca Barbie, é a quituteira Geruza Lima.
Ela conta que o seu espaço de lanches já era cor de rosa, e viu no lançamento do filme da boneca, uma boa oportunidade de faturar ainda mais.
“Esse embalo do filme da Barbie coincidiu com a nossa casinha rosa, e aí as pessoas estão adorando essa novidade, que é o nosso combo rosa, com uma bomba, chocolate quente cor de rosa, cupcake e a companhia da boneca durante o lanche. É a oportunidade ideal para vender”, conta a cozinheira.

Segundo o doutor em comunicação Orlando Berti, fenômenos desse tipo movimentam a sociedade há décadas, e mexem diretamente com os comportamentos e a economia, ocasionando um aumento de consumo nos mais variadas setores.
“A gente recebe dia a após dia essa carga de consumo cada vez mais alta, para que a gente consuma cada vez mais rápido. Com certeza daqui a uma ou duas semanas, esse tema sobre o consumo de determinada cor ou produto, vai ser substituído por outro, dada a velocidade da informação”, conta o pesquisador.
De acordo com o consultor de marketing, Stenyo Guimarães, dada a repercussão do filme, o momento é ideal para que as empresas ‘surfem’ na onda rosa e ganhem mais visibilidade por meios das redes sociais. “Por conta do momento, as pessoas vão postar e divulgar os produtos e locais rosas”.