
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Governo Federal não irá intervir na decisão do Governo do Piauí em ceder a gestão da Nova Maternidade Dona Evangelina a uma organização social. Nísia Trindade participou da solenidade de inauguração da primeira etapa da maternidade, nesta sexta-feira (28), na zona Leste de Teresina.
A nova unidade materno-infantil do Piauí será gerida pela organização social Reabilitar, que também administra o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), na zona Sul da capital. De acordo com a ministra, cada estado da federação tem autonomia para definir a gestão dos hospitais e unidades de saúde.
“Estamos fortalecendo a atenção primária. Vamos estar acompanhando isso muito de perto. O Ministério tem dado um aporte de recursos e estamos nesse processo de reconstrução de todas as ações do Ministério da Saúde, da sua coordenação nacional e eu aposto muito nesse trabalho entre os governos federal, estaduais e municipais”, disse.
Organização social
As organizações sociais são associações ou fundações de natureza jurídica privada. Entidades e profissionais da saúde são contrários às novas medidas por entender que o termo signifique a privatização dos hospitais.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba; Hospital Regional de Campo Maior; e o Hospital do Mocambinho, em Teresina, são gerenciados por organizações sociais.
Reestruturação
A ministra Nísia Trindade afirmou que o Ministério da Saúde passa por um processo de reestruturação das políticas públicas de atenção básica e reforçou a necessidade de integração entre os entes federados e o Governo.
“O Ministério da Saúde está empenhado na recuperação de todas as políticas de saúde e no apoio aos estados e municípios. Entendo que a questão da gestão hospitalar é sempre debatida e orientada pelo Ministério, mas é uma competência dos estados e municípios”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Governo avalia transferir gestão de três hospitais do Piauí para setor privado
Profissionais da Saúde protestam contra nova forma de gestão dos hospitais no Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!