21 de agosto de 2025

Coordenadoria de Segurança ajusta escala da Guarda Civil Municipal em Teresina

Isadora Cavalcante

Publicado em 28/07/2023 20:01

Compartilhe:

Guarda Municipal de Teresina
Guarda Municipal (Foto: Isadora Cavalcante)

Em resposta à manifestação realizada por agentes da Guarda Municipal de Teresina, na manhã da quinta-feira (27) em frente ao Palácio da Cidade, o coordenador municipal de Segurança Pública, Social e Patrimonial, Danúbio Carvalho, informou, através das redes sociais, sobre mudanças nas escalas de serviço da classe.

“Realmente conseguimos essa mudança de escala. Vamos fazer sim uma escala mista em que podemos atender os anseios operacionais. Então vamos trabalhar com escala de 80% de 24h e 20% na escala de 12h”, destacou o coordenador.

Anteriormente, o guarda municipal, Felipe Leal, destacou ao Portal ClubeNews a necessidade de reajuste salarial compatível com a quantidade de horas trabalhadas das escalas.

“Hoje o guarda ganha em torno de R$ 1,6 mil. Temos que trabalhar praticamente tirando do próprio bolso. Além da questão da escala que a todo momento é alterada por questões políticas. É uma situação que já vem sendo insustentável por sete anos”, disse o guarda municipal.

Sobre isso, o coordenador Danúbio Carvalho, pontuou que, a partir da mudança das escalas, os guardas municipais terão maior respaldo das horas trabalhadas.

“Assim, nós vamos atender aqueles GCM [Guarda Civil Municipal] que tem algumas particularidades de trabalhar só na escala de 12h e a grande maioria irão trabalhar na escala de 24. Assim, atendendo todo o trabalho operacional da nossa GCM Teresina”, informou o coordenador.

Sobre as demais reivindicações feitas pela Guarda Municipal, como situações de assédio moral, falta de equipamentos de proteção individual (EPI) e mudanças no estatuto da classe, a coordenação da Segurança Pública de Teresina ainda não se manifestou.

LEIA MAIS

Guardas Municipais protestam em frente à PMT por melhores salários e segurança jurídica


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: