
O programa “Desenrola Brasil”, lançado pelo governo federal, ganha destaque na luta contra golpes bancários que têm vitimado milhares de brasileiros. Com o aumento das transações financeiras digitais, criminosos têm se aproveitado da ingenuidade e da falta de informação de alguns cidadãos para aplicar golpes que resultam em prejuízos significativos.
Em entrevista à TV CLUBE, o delegado da Polícia Civil, Odilo Sena, explica os principais meios tecnológicos utilizados por grupos criminosos da internet para induzir a vítima.
“São anúncios feitos nas redes sociais, como se fosse empresas de serviço, com uma vinculação com a empresa Serasa. Além da engenharia social construída em torno da fraude, existe também a alta tecnologia de Chatbots, criação de páginas na internet e a utilização do Facebook, que é um instrumento de uso das organizações criminosas, e a pessoa desavisada entra”, destacou o delegado.
O primeiro passo é entender que o objetivo principal dos criminosos é levar a vítima a clicar no link presente no anúncio fraudulento nas redes sociais. Ao clicar no link, as vítimas são redirecionadas para páginas falsas que simulam empresas de serviços associadas a Serasa. Nesse momento, a engenharia social entra em ação, induzindo a vítima a fornecer informações pessoais e bancárias.
“Começa com anúncios no Facebook, se você colocar o nome “Denserola Brasil” vai aparecer uma série de links de empresas fantasmas e as vítimas recebem automaticamente a mensagem ‘clique aqui e converse com nosso atendente’. Há também o chatbot, um robô que conversa com você no WhatsApp. A vítima desavisada clica nos links e perde o controle do celular”, pontuo Odilo Sena.
Como denunciar golpes digitais?
É importante ressaltar que a conscientização sobre esses golpes é fundamental para evitar cair em armadilhas e proteger-se contra o roubo de dados e outras atividades criminosas na internet.
Para denunciar, a vítima precisa reunir informações sobre como aconteceu o golpe: URLs suspeitas, e-mails ou números de telefone usados pelos golpistas, datas e horários das interações.
Entre em contato com o seu banco imediatamente para informar sobre o golpe. Eles poderão tomar medidas para proteger sua conta e auxiliá-lo na recuperação dos danos, se houver.
Faça um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), localizada na Avenida João XXIII na zona Leste de Teresina, ou através de uma delegacia virtual.