
A solenidade de lançamento da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2023), maior evento literário do Estado, vai acontecer nessa quarta-feira (02), às 12h, no Palácio de Karnak.
O governador Rafael Fonteles vai participar do evento que dá o pontapé na edição, que neste ano acontecerá de 11 a 20 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, e presta homenagem à Dr.ª Esperança Garcia e traz como tema central: “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”.
Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada em uma fazenda na região de Oeiras, que denunciou em carta aos governantes da época, no Sec. XVIII, as agressões vividas por seus semelhantes. A carta histórica é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil como um dos primeiros documentos do direito do qual se tem conhecimento, consagrando Esperança Garcia como a primeira advogada do país.
O Salipi irá trazer exposições artísticas, exibição de produções audiovisuais, shows musicais, entre outras manifestações culturais, além das pautas literárias. Entre os presentes no evento estão o designer gráfico Gabriel Isaac (SP), o professor Paulo Roberto Pires (RJ), o cineasta João Moreira Sales (RJ), atriz e cantora Zezé Motta (RJ) e os escritores Adriana Negreiros (SP), Lira Neto (CE), João Silvério Trevisan (SP), Itamir Vieira Jr. (BA), Djamila Ribeiro (SP).
Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o Salipi presenteia a sociedade piauiense com aquilo que ela tem de mais significativo: sua busca por conhecimento.
“Esse grande evento tem impulsionado não somente a literatura, mas outras artes, sendo um evento multicultural”, pontuou.
LEIA MAIS: