
Uma draga, embarcação responsável pela remoção de sedimentos do fundo do mar, deu início às operações no terminal pesqueiro de Luís Correia, no litoral do Piauí, nesta sexta-feira (18). O processo visa aumentar a profundidade da área destinada aos navios de médio e grande porte.
A nova profundidade da área será de 7 metros, nos períodos de maré baixa, e 9 metros nos horários de maré alta. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a dragagem do porto de Luís Correia vai garantir competitividade e desenvolvimento ao estado no setor econômico.
“O Porto de Luís Correia é um sonho antigo da população e um projeto que vai transformar a realidade econômica e social da região. Estamos trabalhando para que ele seja concluído o mais rápido possível e possa atrair novos investimentos e oportunidades para o nosso estado”, disse.
A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu foi anunciada para dezembro deste ano, pelo governador Rafael Fonteles durante solenidade de assinatura da ordem de serviços para início das obras, no dia 25 de maio. No total, serão investidos R$ 90 milhões, o maior volume de recursos já aplicados pelo Governo do Estado em obras públicas.
O projeto prevê ainda a expansão do complexo portuário para fins de construção de um porto operacional para dar condições de acesso a turistas e transporte de carga. O porto terá uma localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, à Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Parnaíba e à BR 343.