7 de julho de 2025

Acusadas de matar Tainah Luz passam por audiência de instrução e julgamento

Eric Souza

Publicado em 18/08/2023 14:50

Compartilhe:

Audiência de instrução Tainah Luz
Audiência de instrução (Foto: Mayrla Torres/Portal ClubeNews)

Eric Souza e Mayrla Torres*
ericsouza@tvclube.com.br

A audiência de instrução das rés Geovana Thais Vieira da Silva e Fernanda Maria Lobão Ayres, indiciadas pelo homicídio qualificado da analista judiciária Tainah Luz Brasil Rocha, acontece na manhã desta sexta-feira (18), no Fórum Cível e Criminal, no Centro de Teresina.

O juiz Antônio Reis Nolêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, preside a audiência na qual são ouvidos o irmão da vítima, Vinicius Brasil Rocha, e sua noiva; a prima de Tainah e vizinhas de Fernanda. A acusação fica a cargo do promotor de Justiça Benigno Filho, do Ministério Público do Piauí (MP-PI). Outras testemunhas também são ouvidas.

Em seu depoimento, Vinicius afirmou que deixou Tainah na casa da ex-namorada Fernanda após terem ido a uma churrascaria. Na sequência, uma vizinha da ré relatou que houve uma luta corporal entre a analista e as duas acusadas.

A versão foi corroborada por outras duas vizinhas. Uma relatou que ouviu pedidos de socorro vindos de uma mulher. “Ela gritava que iria morrer”, lembra.

Uma das testemunhas, vizinha da casa onde ocorreu o crime, foi até o local após ouvir os pedidos de socorro e avistou Fernanda do lado de fora da residência, deitada no chão.

Outra vizinha, que também prestou depoimento hoje na audiência, confirmou que viu o corpo de Tainah e deixou a casa quando Geovana ordenou.

 

Geovana Vieira e Fernanda Ayres (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Pai rebate advogados das acusadas

Para o pai da vítima, Marcelo Rocha, a expectativa é de que as rés sejam encaminhadas ao Tribunal do Júri. O jornalista pontou, porém, que o julgamento provavelmente ocorrerá apenas no próximo ano.

“Sabemos que a justiça será feita. Os advogados [das acusadas] insinuam que Tainah poderia ter se defendido porque praticava judô, mas ela fez aulas quando era criança”, rebateu.

Outro argumento da defesa de Geovana e Fernanda consiste na medicação para lúpus de que a analista fazia uso e teria tornado-a agressiva, além de ter estado embriagada na noite em que morreu.

“As três estavam consumindo álcool. Temos o registro do aplicativo que realizou duas entregas, à tarde e à noite, na casa de Fernanda, pagas pela própria Tainah. Acho difícil que [as rés] sejam inocentadas”, completou.

 

Tainah Luz morreu esfaqueada no ano passado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Relembre o caso

Tainah Luz, de 27 anos, morreu em 16 de maio de 2022, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após ser atingida por sete facadas na madrugada do dia anterior, no bairro Mocambinho, zona Norte da capital.

Segundo a família, Tainah morava em Curitiba (PR) há quatro anos e passava férias em Teresina. A jovem foi atingida com sete facadas no abdômen enquanto estava na casa da ex-namorada Fernanda Ayres.

Em outubro do mesmo ano, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito sobre o caso e indiciou Geovana Vieira, atual namorada de Fernanda, pela morte da analista.

Dois meses depois, a Justiça do Piauí recebeu a denúncia do MP-PI e também tornou ré a própria Fernanda. As duas acusadas respondem pelo crime de homicídio triplamente qualificado. Na decisão, o promotor Benigno Filho alegou três qualificações para o crime: motivo fútil, meio cruel e à traição quando impossibilita a defesa da vítima.

LEIA MAIS:

Denúncia do MP aponta que Tainah Luz foi morta por traição; ex foi indiciada

Polícia indicia suspeita de matar Tainah Luz por homicídio duplamente qualificado

“Enquanto minha filha está morta, as suspeitas fazem poses no Instagram”, diz pai

“Me tira daqui, elas vão me matar”, disse Tainah Luz em seu pedido de socorro

Suspeita diz que esfaqueou jovem para defender namorada em discussão na zona Norte

Jovem de 27 anos morre no HUT após ser esfaqueada; suspeita é atual namorada de ex

*Estagiários sob supervisão das jornalistas Malu Barreto e Carlienne Carpaso

Leia também: