O fogo na região do assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, está controlado, nesta segunda-feira (28), após 17 dias de operações na região.
As chamas foram controladas na madrugada da última sexta-feira (25), mas as equipes dos órgãos competentes permaneceram no local para monitoramento da situação.
Além disso, a natureza também contribuiu com um dia chuvoso nesse domingo (27), no local onde ocorreu o incêndio, como destacou o comandante da operação, coronel Emídio Oliveira.
“Realizamos uma missão conjunta neste local, contando especialmente com o apoio da sociedade, que foi essencial para que esse trabalho árduo fosse concluído, sem qualquer incidente, dentro da normalidade”, disse.
Os próximos passos a serem dados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) é realizar uma avaliação de toda a área afetada e comunidades prejudicadas pelo fogo. Um relatório será entregue às autoridades competentes para que as devidas medidas sejam executadas.
A operação contou com equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), PREVFOGO Ibama, Polícia Militar e Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara. Instituições, empresas e a sociedade civil da região também prestaram apoio.
Para solicitar socorro em caso de incêndio ou denunciar queimadas no Piauí, a população pode entrar em contato com a Semarh, por meio do canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais, que atende ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo WhatsApp, pelo número (86) 9421-6693.
Além desse contato, a população também deve acionar os demais órgãos competentes:
– Corpo de Bombeiros: 193;
– Polícia Militar: (89) 9 9450-6787;
– PREVFOGO Ibama: 0800 061 8080.
LEIA MAIS: