
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) e o ministro dos Transportes, Renan Filho, inauguraram o Viaduto do Mercado do Peixe, na manhã desta sexta-feira (1°), no trecho urbano da BR-343, zona Sudeste de Teresina. A obra, orçada em R$ 28 milhões, iniciou em maio de 2019 e tinha prazo de conclusão para setembro de 2022.
O viaduto está localizado sobre a rotatória que interliga as Avenidas dos Expedicionários e Agostinho Pinto, e deve resolver o problema do tráfego de veículos na região, que possui fluxo diário de automóveis estimado em 33 mil. A obra tem 120 metros de extensão e é dividida em três vãos de 40 metros.
Após visita técnica ao local, o governador Rafael Fonteles lembrou o período em que a obra esteve paralisada e que a intenção do Governo Federal é dar celeridade às obras iniciadas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O presidente Lula começa entregando as obras que não estavam concluídas, como é óbvio que tem que ser prioridade. O presidente não quis saber de quem era a emenda e, sim, que era uma obra federal e tinha que concluir”, destacou o governador.
Presente na solenidade, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que o próximo passo a ser realizado é a duplicação do trecho compreendido entre o Viaduto do Mercado do Peixe e a Ponte Presidente Médici, no bairro Tancredo Neves, na zona Sul da cidade.
“Nós estamos hoje entregando o elevado do Mercado do Peixe, mas se preparem os piauienses porque nós vamos cortar essa rodovia para duplicá-la em um trecho de 5 km assim como faremos em Altos, na BR-343”, disse.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que o problema dos engarrafamentos constantes na região será solucionado com o elevado e cobrou maior repartição de recursos do Governo Federal para o Piauí.
“Hoje a gente vê essa obra ligando todos os eixos: leste-oeste e norte-sul às regiões de Teresina. Quem é região do Dirceu e vai poder ir em direção ao Centro da cidade. Quem mora na zona Leste e prosseguia em direção à zona Sul, sabe o que era o engarrafamento nesse ponto”, declarou.
LEIA TAMBÉM: