Ontem fez 26 anos da morte da princesa Diana. Até hoje, ela é um dos maiores símbolos de sofisticação, com uma relevância absurda no mundo da moda e dona de alguns dos visuais mais emblemáticos do planeta.
Quando a Lady Di faleceu, em agosto de 1997, ela era a mulher mais fotografada do mundo. Mas, por incrível que pareça, quando ela surgiu na mídia pela primeira vez, a jovem plebeia marcou a era “Sloane Ranger”.
O estilo “Sloane Ranger” – popular entre a classe alta britânica – era elegante e refinado, porém simples e sem ostentação. Muito semelhante ao estilo preppy – comum nos EUA – repletos de suéteres, camisas de golas de Peter Pan, vestidos mídi, saias de pregas e sapatilhas.
O noivado com o príncipe Charles foi o ponto de virada de Diana. Depois que a jovem princesa firmou compromisso com o herdeiro do trono britânico, ela passou a fazer escolhas mais interessantes: cores intensas, saias de organzas, babados e, claro, ombros estruturados.
Logo a moda passou a fazer parte do cartão de visita da princesa. Como esquecer o mega vestido de casamento assinado por David and Elizabeth Emanuel – um dos mais copiados dos mundo – , o vestido azul pálido com cinto prateado assinado por Bruce Oldfield, os vestidos de bolinhas coloridas e os looks da polêmica tour pela Austrália em 1988.
Com uma quantidade enorme de peças que fugiam dos códigos de vestimenta reais e muitos designers desesperados para fazerem parte de seu closet, ela passou a escolher modelos que comunicavam mais confiança, como o polêmico “revenge dress”; o slip dress Dior no Met Gala em 1996; e os vestidos curtinhos desenhados pelo querido amigo, Gianni Versace.
A estética tão usada por ela: shorts de academia e moletons oversized; ou jeans, blazer e botas western podem ser facilmente vistos hoje em influenciadoras como Hailey Bieber e Kendall Jenner.
O estilo de Diana ultrapassou décadas e até hoje inspira fashionistas de plantão. Seus trajes icônicos e combinações únicas são um verdadeiro legado que nos estimula a expressar nossa personalidade através da moda.