
Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os Correios e o Governo do Estado do Piauí deve prevenir e repreender crimes no fluxo postal. O acordo acompanha o acordo já firmado com a Polícia Federal.
A assinatura do ACT vai acontecer na manhã desta terça-feira (05/09) na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Segundo informações dos Correios, “esta é a primeira vez que a estatal celebra um acordo dessa natureza com um ente estadual, nos moldes do que já ocorre com Polícia Federal, por exemplo”.
Em regra, a competência de prevenção e repreensão de crimes envolvendo a estatal é da Polícia Federal. O subsecretário da SSP-PI, Jetan Pinheiro, explica que o acordo busca repreender, por exemplo, assaltos aos entregadores, roubo de veículos da estatal e o transporte ilícito (entorpecentes, animais silvestres, moeda falsa, objetos perigosos) no fluxo postal.
“Esse acordo, a gente já vem conversando há alguns meses, com o superintendente dos Correios para prevenir crimes pelos correios, como o carteiro que vai fazer entrega e tem o smartphone roubado; crimes praticados contra veículos que transportam os objetos; arrombamentos contra os centros de distribuição domiciliares”, disse o subsecretário.
Pinheiro ressalta que “essa atribuição é da Polícia Federal, a competência também é da Justiça Federal. No entanto, as mesmas pessoas que cometem esses delitos contra os Correios, cometem outros delitos que são atribuições da Polícia Civil. Esse acordo abrange tudo, inclusive objetos ilícitos que são transportados pelos Correios”, pontuou.
Os Correios esclarece que “a ideia é integrar os profissionais dos Correios e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) na execução de um plano de trabalho que prevê a repressão de ilícitos contra os serviços postais, o planejamento e o desenvolvimento de ações institucionais e a cooperação nas áreas de recursos humanos, inteligência, tecnologia da informação, entre outras”.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!