
A mudança no diretório do Republicanos, no Piauí, provocou divergências por parte dos vereadores da Câmara de Teresina. Os parlamentares temem que a troca no comando do partido possa interferir na estratégia política para as eleições municipais de 2024.
Na última semana, o ex-deputado federal Mainha Filho assumiu a direção do partido em âmbito estadual no lugar do superintendente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Pessoinha, que assumiu a gestão da sigla em Teresina.
O vereador Gustavo de Carvalho (PSDB), que possui acordo para se filiar ao Republicanos, disse que o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) não foi comunicado antecipadamente quanto às trocas. O vereador defendeu a permanência dos vereadores no partido, mas não descartou a possibilidade do grupo migrar para outra legenda.
“Nós sempre fomos munidos de muitos desafios. O vereador que não tem desafio pela frente não consegue vencer eleição. Esse é um grande desafio, temos que correr atrás e com certeza a gente vai conseguir buscar uma alternativa. Eu acho que nós temos que permanecer como estamos e aguardar o que vai acontecer”, destacou.
O vereador Markim Costa (Republicanos) afirmou que a situação estremece a relação entre os membros do partido.
“A gente sabe que o prefeito vem tentando atrair partidos em torno de sua reeleição, e o Republicanos era o principal partido. Os outros partidos eram o Avante e o Democracia Cristã, mas nem se comparam porque o Republicanos hoje é o quarto maior partido da Câmara dos Deputados”, afirmou.
Nova filiação
O deputado federal Jadyel Alencar é cotado para desembarcar no Republicanos. O parlamentar, atualmente, é filiado ao PV.
Jadyel Alencar foi o responsável por costurar a condução de Mainha Filho à direção do Republicanos no Piauí e teve o aval do presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos/SP).
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!