
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) promoveu 510 policiais penais e entregou sete viaturas à Polícia Penal do Piauí, durante a solenidade em alusão aos 40 anos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Os policiais foram promovidos pelos critérios de antiguidade e merecimento.
Segundo Rafael Fonteles, as viaturas foram adquiridas por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“É um momento histórico para a corporação dos policiais penais. Faremos a maior promoção da história da Secretaria de Justiça. E aproveitamos esse momento para fazer a entrega desses veículos a partir do Fundo Nacional de Segurança Pública. Isso vai ser muito útil para o trabalho das unidades penitenciárias”, destacou.
A intenção do Governo do Piauí é implementar atividades educacionais que promovam a reinserção de presos na sociedade, com a profissionalização e capacitação de mão de obra.
“A determinação é que em todas as unidades prisionais do Piauí tinham estudo e trabalho para quem está nessas unidades. É dessa forma que a gente vai conseguir pelo menos em parte garantir a ressocialização”, enfatizou o governador.
Atualmente, a Secretaria da Justiça possui cerca de seis mil pessoas presas, em 17 unidades penais. O secretário de Justiça, Carlos Augusto, disse que os atuais presídios do Piauí estão passando por reforma e ampliação.
“Estamos concluindo a reforma da penitenciária de Esperantina e construindo uma nova unidade no norte do estado, em Buriti dos Lopes, que é um gargalo em que nós temos na região de Parnaíba. Certamente, isso marca os 40 anos da Secretaria de Justiça”, destacou.