
Isadora Cavalcante e Antônio Rocha/TV CLUBE
isadora.cavalcante@tvclube.com
Em 4 de outubro é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, o “protetor dos animais”. Nesta data, a cidade de Picos (PI) realiza o novenário em honra ao santo que é padroeiro do bairro Junco, no município.
O tradicional Festejo de São Francisco acontece em praça aberta, localizada em frente à Igreja Matriz de Picos, e é uma das maiores festas religiosas da região.
Segundo o padre Feliciano Dias, são esperadas de 15 a 30 mil pessoas nas duas missas que acontecem hoje. A primeira foi pela manhã e a segunda será pela tarde.
Ao correr os olhos pela celebração, não é difícil visualizar a quantidade de pessoas que passam todo o mês de outubro com as vestimentas marrons, características de quem é devoto de São Francisco de Assis e pagam promessa ao santo.
Você conhece a história de São Francisco de Assis?
Nascido em Assis, na Itália, no ano de 1182, São Francisco de Assis foi batizado com o nome de João. Seu pai, um comerciante que viajava muito à França, mudou seu nome em homenagem ao local onde fazia bons negócios.
Aos 25 anos, Francisco fez votos de pobreza, se dedicando a uma vida de simplicidade, humildade e serviço aos menos afortunados.
Um de seus traços mais marcantes era o amor que nutria pelos animais, tratando todas as criaturas, grandes e pequenas, com respeito e carinho. Durante sua vida, ele falou com os pássaros e os animais como se fossem seus irmãos e irmãs.
Francisco foi responsável pela fundação da Ordem dos Franciscanos e morreu em 4 de outubro de 1226, aos 34 anos de idade. Em 1184, dois anos após o seu falecimento, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX.