28 de julho de 2025

Adolescente tem queimadura de 2º grau nos pés após andar descalça na praia de Barra Grande

Malu Barreto

Publicado em 16/10/2023 19:47

Compartilhe:

 

(Foto: Divulgação)

Uma adolescente de 15 anos teve queimaduras de segundo grau após caminhar descalça na praia de Barra Grande, na sexta-feira (13), litoral do Piauí. A mãe da jovem, a jornalista Josy Neves, contou, que por volta de 13h, estava com a família em um restaurante, quando a filha foi até o mar, sem os chinelos.

“Na ida ela já sentiu o pé ardendo e queimando e sentiu a areia muito quente, pisou em umas pedras quentes também, e quando chegou na praia ela tomou banho tudo, e começou a arder. Aí ela pediu para uma pessoa para trazer o chinelo dela, e então, na volta ela já estava calçada, mas mesmo assim já tinha queimado os pés”, lembrou Josy.

A mãe relatou que imediatamente entrou em contato com uma amiga que é enfermeira estomaterapeuta, especialista em queimaduras, e enviou as fotos dos pés da filha, e que ao olhar as imagens, a profissional constatou que as queimaduras eram de 2º grau.

(Foto: enviada pela mãe Josy Neves)

“O primeiro atendimento médico foi com amigos que são médicos que estavam na praia. Lavou a ferida com soro e colocou Bepantol, foi um paliativo. E a indicação do tratamento de queimaduras foi com a enfermeira estomaterapeuta, através de telefone, que ela é muito minha amiga, que ela entrou em contato com uma enfermeira lá de Parnaíba que tinha essa medicação, que é uma placa de medicação que contém antibiótico, indicada para esse tipo de queimadura. A gente conseguiu através de amigos levar essa medicação que é indicada para esse tipo de queimadura”.

Josy disse ainda que foi feito um curativo indicado para queimaduras na sexta à noite e hoje (segunda), o curativo foi refeito e a pele da filha, está bem cicatrizada, apesar de ainda estar vermelha e bem fininha.

“Os curativos vão ficar mais cinco dias, que é quando ela tem alta, mas já nesses primeiros três dias a cicatrização foi bem eficiente graças a Deus. Eu estava super tensa de estar inflamado, por isso, que eu fiquei muito tensa em correr atrás de colocar medicação correta com medo de infecção, mas graças a Deus, tá tudo bem”, finalizou a mãe.

 

ESPECIALISTA ALERTA PARA A NECESSIDADE DE PROTEGER OS PÉS COM CALÇADOS

O Portal ClubeNews conversou com a enfermeira estomaterapeuta, Sâmia Oliveira, que fez o atendimento da jovem. Ela alertou que é comum, queimadura nos pés das crianças, nesses períodos muito quentes.

“As crianças não querem andar calçadas, elas começam a brincar mesmo, independente seja na praia ou na cidade, e daí quando param de brincar começam a sentir o pé, e quando os pais percebem já está lá uma bolha. A gente classifica como uma queimadura porque foi o contato com o solo muito quente, que foi justamente o que aconteceu com essa paciente”.

A profissional especialista em queimaduras, disse que quando se trata de praia, além da queimadura provocada pelo solo quente, há também riscos de queimadura por água vida, então tem que ter bastante cuidado.

“O mais importante de tudo isso, a questão da orientação. Queimou? Levar logo para um local que consiga fazer um curativo adequado, e isso é o mais importante”, finalizou.

 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias