
Mais de 100 fotos da deputada federal, Francisca Trindade, falecida em 2003, estão em exposição no Salão Nobre do Palácio de Karnak, na manhã desta segunda-feira (20), data alusiva ao Dia da Consciência Negra. As imagens são registros da vida política e sindical da deputada.
Francisca Trindade morreu vítima de um aneurisma cerebral. Durante sua carreira política, exerceu mandatos de vereadora de Teresina, deputada estadual e federal.
A curadora do projeto, a jornalista Margareth Leite, ao Portal ClubeNews, disse que a trajetória da deputada federal serve de inspiração para movimentos negros.
“Essa exposição é de suma importância, porque mostra a história de uma pessoa guerreira, valente, inteligente, única. A Trindade, embora tenha sido uma mulher que veio de um lugar com poucas oportunidades, era de uma inteligência impressionante. Deixou sua marca na política e na cultura”, destacou.
As imagens estavam em formato analógico e passaram pelos processos de digitalização e edição. “Essas fotos eram todas analógicas, mas tivemos que reverter para o digital e passar por um processo de edição bem grande, porque as fotos já estavam bem ruins. Tínhamos uma parte grande na Fundação Francisca Trindade. As outras, garimpamos nos sindicatos, no próprio PT, eu tinha algumas”, explicou a curadora.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), disse que a intenção é levar as imagens às escolas do estado para reforçar a representatividade dos movimentos sociais.
“Esse acervo tem que andar para que Trindade continue viva. A gente discutiu para que nós possamos fazer uma parceria com a Seduc [Secretaria de Educação] para que a exposição seja rotativa, nas escolas públicas de Teresina e do interior do estado. Logo em seguida, a gente quer levar para os movimentos sociais, principalmente nas comunidades que a Trindade passou”, disse o presidente.