6 de julho de 2025

Mãe de Janaína Bezerra perde homenagem à filha na UFPI

Isadora Cavalcante

Publicado em 02/12/2023 14:59

Compartilhe:

Cerimônia em homenagem a Janaína Bezerra – Foto: Selena Nascimento

Isadora Cavalcante
isadora.cavalcante@tvclube.com

“Era sobre minha filha, sobre a Janaína! Era a última homenagem no ano para ela e eu perdi”, inicia o desabafo da dona Maria do Socorro, mãe de Janaína Bezerra; estudante assassinada em sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que afirma ter sido retirada da homenagem prestada a filha “por falta de preparo e respeito da instituição”.

A mãe conta que a universidade cedeu um veículo para o transporte, de ida e volta, da família de Janaína ao evento de memorial em homenagem a estudante, que aconteceu no Centro de Ciência da Educação (CCE), na última quinta-feira (30). No entanto, foram impossibilitados de ficarem até o final por insistência de funcionários da UFPI.

“Uma mulher me disse ‘se você quiser ir, pode ir porque o carro está lhe esperando e o motorista tem horário’. Meu marido ainda disse, ‘é a apresentação da minha filha, eles estão falando o nome dela!’, mas eles praticamente nos arrastaram de lá. Não foi minha culpa”, disse a mãe de Janaína ao Portal ClubeNews.

Dona Maria do Socorro conta sua filha mais nova, Maria Vitória, havia escrito um poema sobre Janaína que seria recitado junto das demais homenagens feitas, mas, devido à saída repentina no meio do evento, nenhuma das duas conseguiu falar algo.

“Nós dependíamos da carona, nossa casa é muito longe de lá [UFPI] e eles me enganaram mais uma vez com isso. Eu queria falar com a artista que fez o mural da minha filha, conversar com as amigas da Janaína. Ali era onde eu podia ter ela um pouquinho perto de mim e eles tiraram isso. Era muito importante para mim”, declarou a mãe.

Cerimônia em homenagem a Janaína Bezerra – Foto: Selena Nascimento

Outro lado

A diretora do Centro de Ciência da Educação (CCE), Eliana Alencar, informou ao Portal ClubeNews que a UFPI assumiu a responsabilidade de apenas pegar a família e trazer para o descerramento da placa do memorial em homenagem a Janaína Bezerra e não ficar com a família até o fim das apresentações.

“A Universidade foi buscar a família às 5h para a cerimônia oficial que eles foram convidados e aceitaram. A partir das 19h seriam realizadas as atividades do Jubra [Juventude Brasileira] e a família não tinha o compromisso de participar desse outro evento. Eles ainda ficaram um pouco lá, mas estava muito quente e eles são idosos. E o motorista da UFPI que iria levar eles embora já tinha ultrapassado o horário de trabalho, então existe aí uma questão trabalhista. Então a gente resolveu levá-los [família de Janaína] para casa. O que a família assumiu conosco foi a participação no encerramento da placa e isso foi realizado”, pontuou a diretora do CCE.

LEIA MAIS  

SENTENÇA: Acusado de matar Janaina Bezerra é condenado a 18 anos de prisão

POR MAIS SEGURANÇA E JUSTIÇA: veja propostas dos alunos após ocuparem reitoria da Ufpi

TRAGÉDIA: Estudante morre após ser encontrada desacordada dentro da UFPI em Teresina

LAUDO: Estudante da UFPI teve pescoço quebrado e foi estuprada

MAIS PESSOAS: DHPP investiga envolvimento de mais pessoas e acesso livre à sala da Ufpi

DESABAFO: “destruíram o sonho da minha filha”, diz mãe de Janaína

RÉU: Mestrando vira réu por estupro e assassinato de estudante de jornalismo na UFPI

JÚRI POPULAR: Thiago Mayson vai a júri popular por estuprar e matar Janaína Bezerra na UFPI

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias