2 de fevereiro de 2026

Presentes, presépios, guirlandas: professora explica o significado dos símbolos natalinos

Compartilhe:

Símbolos de natal e seus significados – Foto: Divulgação

Você sabe o significado dos símbolos natalinos? O Portal ClubeNews conversou com a professora de Ensino Religioso, Keilla Vivianni, para entender as histórias que cercam os detalhes que embelezam e representam o Natal, das velas aos presépios.

É tradição as pessoas enfeitarem as casas, trocarem presentes e participarem de ceia para comemorar o Nascimento de Jesus, no dia 25 de dezembro.

Diante de tantos detalhes, Keilla Vivianni explicou vários deles. Ela também ressalta o momento certo de quando começar a decoração da casa.

Significado dos símbolos do Natal

– Estrela:

Keilla Vivianni: a estrela simboliza a estrela de Belém que guiou os sábios de outras culturas em direção a Cristo. É um brilho de esperança e de luz que domina o céu escuro da nossa humanidade e nos convida a segui-la.

– Velas:

Keilla Vivianni: as velas também lembram a estrela de Belém e a Luz de Cristo. No hemisfério norte, o Natal ocorre no inverno, estação em que a noite é mais longa que o dia. A vela vem solucionar esse estado de fria escuridão trazendo luz e calor.

– Presentes:

Keilla Vivianni: são os presentes trazidos pelos reis-magos do oriente. O presenteado é Cristo, rei (por isso, ouro), profeta, (por isso, mirra, representando a imortalidade) e sacerdote (por isso, o incenso).

“Assim, o nosso presente para o outro é um compromisso de diminuir a realeza e orgulho que creditamos a nós mesmos; humildemente nos pormos a serviço, doando nossa vida, em um ato de amor para com aquela pessoa”.

– Bolas de Natal

Keilla Vivianni: as famosas e decoradas bolinhas de Natal também nos lembram os frutos, símbolo da vida nova e do renascimento constante. Este renascimento constante é visto no Cristianismo como nossa transformação e a renovação de nossas promessas batismais.

– Sinos

Keilla Vivianni: os sinos batem anunciando a chegada de Cristo na noite de Natal.

– Guirlanda

Keilla Vivianni: o círculo lembra o amor eterno de Deus por nós. A circularidade também nos recorda da união sem interrupções da família, da comunidade e de toda a humanidade.

– Presépio:

Keilla Vivianni: a Sagrada Família nos lembra que Jesus, mesmo sendo Deus, decidiu se fazer um de nós, com simplicidade e pobreza. É tradicional ter um presépio com a manjedoura vazia que deverá ser preenchida com o Menino Jesus na noite do Natal. Isso nos ajuda a criarmos a expectativa para a chegada de Jesus.

Quando começar a decorar? 

A professora explica que o momento ideal para começar a montar a decoração natalina é o início do Advento, pois significa ‘o que está para vir’.

“O dia 3 de dezembro de 2023 é o dia recomendado para a montagem da árvore de Natal. Na tradição cristã, a árvore natalina precisa ser montada no primeiro domingo do advento. Para os cristãos, esse período que compreende as quatro semanas anteriores ao 25 de dezembro tem um significado forte. Representa uma redescoberta e um amadurecimento da relação com a fé e a espiritualidade”, destacou a professora.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: