
O balneário Curva São Paulo, na zona Sudeste de Teresina, funciona de forma precária, denuncia os permissionários do local. Segundo os trabalhadores, o espeço está abandonado e a situação afasta os visitantes. Lixo ao céu aberto e pisos quebrados são o retrato da atual situação do balneário.
A Antônia Maria trabalha no local e conta que não tem funcionários já que a clientela reduziu e, por isso, consegue atender sozinha aos poucos clientes que visitam o espaço.
“No começo, nós tínhamos até funcionários. Tinha cozinheira, garçom, tinha tudo, era bom demais. Só que agora caiu tanto que eu trabalho sozinha e dou conta porque não tem muita frequência de cliente. Além que estas árvores estão muito grandes, está um perigo cair nos fios de energia e em cima das barracas”, conta.
O balneário Curva São Paulo foi inaugurado há 16 anos. Na época, todos os quiosques funcionavam. Hoje, dos 44 quiosques, apenas 10 funcionam. Conforme alguns permissionários, depois da pandemia Covid-19, que teve pico de contaminação em 2020, a situação só piorou.
“Nós tivemos as enchentes, depois veio a pandemia, que deixou mesmo marcada na nossa história. Passei um ano sem trabalhar aqui. Estamos retornando e esperando que esse ano de 2024 seja um ano de mais bênção para a gente e mais vendas”, diz a comissionária Dalva Campelo.
A enchente aconteceu em 2009 e gerou vários prejuízos aos comerciantes. Além disso, um incêndio atingiu vários quiosques em 2021.
A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) – Sudeste informou uma reforma estava prevista para iniciar em dezembro de 2023, mas não aconteceu e ficou marcada para esse ano.
“Houve um certo atraso no requisito de elaboração do projeto, mas a gente já está com ele elaborado, nas revisões finais, nos últimos ajustes, correções e definições para dar andamento na execução dessa revitalização, com áreas de convivência, correção de construções irregulares. Com padronização, iluminação, segurança para os moradores, visitantes e trabalhadores”, explica Benedito Barros, gerente de obras e serviços da SAAD Sudeste.
Veja mais fotos: