5 de julho de 2025

Carnaval: desing impulsiona negócio com fantasias e acessórios criativos

Isadora Cavalcante

Publicado em 13/01/2024 18:00

Compartilhe:

Foto: Instagram/@gigi_lealn

O Carnaval 2024 está chegando! Os preparativos para curtir a folia já movimenta a imaginação de quem ama aproveitar esta época do ano. Quem já está pensando nos looks para arrasar na folia, de  10 a 12 de fevereiro?

A historiadora e designer de moda, Gigi Leal, transformou o passatempo em negócio e passou a criar fantasias e acessórios sob medida para quem ama o feriado carnavalesco.

A jovem, de 33 anos, conta que começou a fazer as próprias fantasias em 2012. Quando chegava às festas, as pessoas sempre gostavam das produções e a perguntavam se poderia encomendar alguns produtos.

“Foi somente após ingressar no curso de Moda da UFPI [Universidade Federal do Piauí] e ter mais conhecimentos sobre processos criativos, gestão de negócios, criação de marca e desenvolvimento de produtos que comecei a ver meu hobbie como uma possibilidade de negócio”, disse.

Gigi explica que a inspiração para as peças pode surgir de absolutamente tudo, seja em relação às tendências na música, filmes, arte e cultura pop; até mesmo um tecido ou objetivo pode ser o ponto de luz para a criação de uma peça.

Foto: Instagram/@gigi_lealn

Criações e encomendas

A produção das fantasias e adereços acontece um mês antes do Carnaval, pois “a tendência é que os clientes não se antecipam tanto”.

“As pesquisas começam no Carnaval, já pensando no ano seguinte. Eu costumo já ir pensando nas produções com bastante antecedência e sempre que possível vou guardando materiais que podem virar adereços. Como é um negócio novo, até o momento só trabalhamos durante o carnaval, mas a tendência é que estejamos abertos às demandas do ano inteiro”, contou Gigi.

A precificação das peças é baseada no custo de materiais somado com o tempo de trabalho que leva para desenvolver determinada peça.

Foto: Instagram/@gigi_lealn

A estilista trabalha especialmente com peças exclusivas e sob medida. No entanto, em 2023, ela recebeu muitas encomendas de arcos e plaquinhas com base E.V.A com glitter (acetato de vinila). “Então, essa é uma aposta mais popular que tem todos os anos, mas sempre com variações do meme ou da frase popular do momento”, disse a designer.

Foto: Instagram/@gigi_lealn
Foto: Instagram/@gigi_lealn

LEIA MAIS:

Folia antecipada: venda de adereços de Carnaval já inicia em Teresina

Leia também: