
Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, a Arquidiocese de Teresina lançou a Campanha da Fraternidade 2024. A cerimônia aconteceu, nesta quinta-feira (15), na residência episcopal, no Centro de Teresina.
A campanha é inspirada na Encíclica do Papa Francisco, intitulada Fratelli Tutti. Coordenador do movimento em Teresina, o diácono Gilberto Penha diz que o tema desta edição evoca a necessidade de conversão por meio da humildade e da aceitação do próximo.
“Nós precisamos abraçar e compreender que fraternidade e amizade social é uma necessidade humana, afetiva e emocional, porque nós somos carentes e precisamos que essas carências sejam cumpridas. A Igreja só está chamando a nossa atenção para vivermos o que há tempos deveríamos estar vivendo”, disse.
Fraternidade
Durante o período da Campanha, os fiéis católicos realizam reuniões nos bairros, com ações sociais e palestras. No dia 24 de março, data em que se celebra o Domingo de Ramos, haverá um momento destinado à Coleta Nacional da Solidariedade, no qual todos os valores arrecadados durante as missas nas igrejas serão revertidos para projetos sociais.
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, afirma que a temática desde ano também reforça o respeito às diferenças. A Campanha da Fraternidade alerta à necessidade de praticar a humildade para conseguir a conversão.
“O fato de o outro ser diferente não me dá o direito de depreciá-lo e nem destruí-lo. Eu não preciso subir passando sobre os outros. O outro para mim é meu complemento, mesmo que seja diferente ou até que seja divergente. Isso não me dá o direito de destruí-lo, abominá-lo e menos ainda de abatê-lo. Essa é a importância da campanha”, destacou.