27 de julho de 2025

Sejus entrega reforma e ampliação da Penitenciária de Esperantina

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 19/02/2024 12:15

Compartilhe:

Penitenciária de Esperantina – Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

Com reforça e ampliação, a nova estrutura da Penitenciária Regional de Esperantina Luiz Gonzaga Rebêlo foi inaugurada nesta segunda-feira (19). A unidade vai receber presos de Médio Risco. O local, no momento, está com 304 internos.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) afirmou que a reforma aconteceu nos pavilhões, nas salas do setor administrativo e de atendimento. “Espaços como consultório odontológico, alojamentos, administrativo, recepção da unidade, cozinha foram reformados e ampliados”, pontua.

“A obra (também) contempla novas salas para a nutrição, psicologia, farmácia, sala de vistoria de visitas, parlatório, almoxarifado, lavanderia e uma câmara fria”, acrescentou a secretaria.

O secretário da Justiça, Carlos Augusto, comentou que a “nova estrutura possibilita a ressocialização, não só com a Educação, mas com oportunidade de trabalho e renda”.

A reforma contou com recursos do Governo Estadual e do Governo Federal. O secretário relatou que o governador do Estado, Rafael Fonteles, pontuou duas recomendações à Sejus: adequar o número de internos com a quantidade de vagas para reduzir a superlotação. “E fazer dois programas: trabalho e estudo, com salas de aula e oficinas de trabalho”.

BURITI DOS LOPES

O secretário de Justiça, Carlos Augusto, lembra que a nova unidade penal na cidade de Buriti dos Lopes vai receber os presos condenados de Alto Risco.

“É uma unidade vocacionada para a linha de trabalho, já temos uma linha de produção de tijolos ecológicos, vamos instalar uma fábrica de blocos de concreto e uma panificadora”, destaca o Secretário.

OUTRAS REFORMAS E CONSTRUÇÕES

As penitenciárias de Picos, Floriano, Oeiras e de Teresina passam por reformas. Entre elas, a Irmão Guido e a Professor José de Ribamar.

“Editais já estão sendo lançados de licitação para a construção de mais duas casas de detenção provisória em Altos e Picos, uma Penitenciária Feminina em Picos e uma cadeia pública em Altos com mais de 800 vagas. Temos um cronograma até 2025 com meta de criar mais de 3 mil vagas”, explica o Secretário.

Leia também: