
As cidades de Piripiri, Picos e Floriano serão os municípios contemplados pelo Orçamento Participativo (OPA) nesta edição 2024/2025. A solenidade de expansão do programa, que já contempla as cidades de Teresina e Parnaíba, foi realizada nesta sexta-feira (23), no Palácio de Karnak.
Os municípios escolhidos têm população acima de 50 mil habitantes e se encaixam no critério populacional do programa para esta edição. Cada cidade receberá o valor de R$ 5 milhões, que serão aplicados a partir de 2025.
A Secretaria de Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes, explicou que as obras são escolhidas pela população por meio de votações, mantendo a mesma dinâmica operacional adotada em 2023 nas cidades de Teresina e Parnaíba. “Os critérios são os mesmos: o Governo apresenta os serviços e obras que podem ser ofertados pelas secretarias e as lideranças discutem com os movimentos quais obras se adequam mais à sua realidade”, destacou.
Calendário de ações
O secretário de Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, disse que o calendário de ações do programa será executado no primeiro semestre de 2024 em virtude das eleições.
“A partir de segunda-feira (26), as entidades já podem fazer o seu cadastro, que vai até o dia 27 de março. A gente tem 60 dias para fazer a análise das propostas e aí nós vamos divulgar essas propostas que são viáveis no dia 4 de junho. Entre os dias 7 e 17 de junho, vamos ter a votação popular de cada uma dessas proposta nas cidades”, explicou.
As inscrições serão feitas via portal do OPA, aplicativo Colab e WhatsApp, além de pontos físicos que estarão espalhados pelos municípios contemplados pelo programa.