
Rayfran Junior*
MaluBarreto@tvclube.com
A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, de 61 anos, não renova o contrato com a Globo e deixa a emissora após 37 anos de trabalho na casa. O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (26) pela equipe de comunicação da empresa.
Rosto da Globo durante quase quatro décadas, o contrato da apresentadora venceu no fim de 2023. Agora, Fátima passa a trabalhar por obra, caso esteja participando de algum programa da emissora. Esse estilo de contrato entrou em vigor na Globo há alguns anos como maneira de cortar gastos desnecessários, como pagar para funcionários que não estão em cena e trabalhando. Assim, a apresentadora ainda pode ser “rosto” de programas da emissora.
O mais recente projeto da jornalista foi a frente do “The Voice Brasil”, que foi cancelado após 12 temporadas. Além disso, Fátima estreou em outubro, o “Assim Como a Gente”, programa de entrevistas, mas o projeto não decolou.
Livre da Globo, Fátima Bernardes foi anunciada como uma das jornalistas que irá realizar a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris pela empresa Play 9. O projeto, chamado “Paris Brasa”, será digital e veiculado no YouTube, onde jornalista e influenciadores produzirão conteúdo sobre as Olimpíadas de Paris.
Fátima se manifesta
Com a repercussão nas redes sociais sobre o fim do vínculo de anos com a Globo, a apresentadora esclareceu que esse não é o “fim” da parceria entre ambos. Ela conta que desenvolveu um projeto para a antiga casa, e que está sendo produzido por eles, no entanto, sem data prevista.
“Hoje foi divulgado que meu último contrato com a Globo terminou em 31 de dezembro de 2023. Ao sair do ‘Encontro’, já renovei, por obra certa, o novo formato de trabalho da empresa. Naquele momento, renovamos para apresentar os realities, The Voice Brasil’ e ‘Kids’. Com o término do The Voice, entreguei, em novembro, três propostas de novos programas. E fico feliz em dividir com vocês que já estamos desenvolvendo um deles. Pra quando? Ainda não sabemos”, publicou a apresentadora.
Além disso, a jornalista agradeceu os anos trabalhados na emissora e falou sobre seu crescimento profissional.
O importante é que seja de qualidade como o público merece e a Globo sabe fazer, interessante e com o meu perfil. Um processo de trabalho muito parecido com o que aconteceu para o Encontro. Até ele ficar pronto, vou tocando outros projetos paralelamente porque é o que amo fazer. Nesses 37 anos na TV, tive todas as possibilidades de evoluir profissionalmente e continuo acreditando que algo ótimo para mim e para o público virá pela frente”, concluiu.
Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto