7 de julho de 2025

Municípios do Piauí suspendem aulas por causa das chuvas

Malu Barreto

Publicado em 27/02/2024 18:14

Compartilhe:

 

(Foto: Prefeitura de São João do Piauí)

As chuvas fortes que atingiram as cidades de Patos do Piauí e São João do Piauí na última semana, ocasionaram a suspensão das aulas na rede municipal.

Em decreto, assinado nesta segunda-feira (26), o prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto (PSD), informou o “aumento expressivo” das chuvas danificou as estradas que ligam a zona rural à zona urbana do município, impossibilitando o tráfego dos transportes escolares.

Já em São João do Piauí, as aulas foram suspensas na sexta-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrou as maiores precipitações do Brasil nos dias 19 e 21 de fevereiro (173,8 mm e 178 mm, respectivamente) e não há previsão de retorno.

Decreto da Prefeitura de Patos do Piauí suspende aulas (Foto: Prefeitura de Patos)

Segundo a secretaria municipal de Infraestrutura, vários trechos das estradas da cidade se romperam, inviabilizaram o transporte escolar e puseram a segurança dos alunos em risco.

“Apesar dos esforços e trabalho das equipes [da secretaria], as ações emergenciais são condicionadas às diminuições das chuvas, o que não tem ocorrido”, declarou a prefeitura.

A suspensão impacta as escolas públicas municipais das zonas urbana e rural. No decreto, não há previsão de retomada das aulas, que não serão realizadas “enquanto durar o intenso volume das chuvas”.

A Prefeitura de Patos do Piauí garantiu que as aulas suspensas serão repostas “conforme reorganização do calendário escolar acordado entre os sistemas de educação” e que dessa forma, não haverá prejuízo para o ano letivo escolar de 2024.

“Os alunos não serão prejudicados em seu calendário escolar anual, pois um novo será estabelecido de acordo com as normas legais”, apontou o prefeito, Joaquim Neto. A previsão é de que a suspensão dure até 8 de março; a data de retorno será definida posteriormente.

As duas cidades estão em alerta laranja de perigo de chuvas intensas até quarta-feira (28), conforme boletim do Inmet.

Leia também: