14 de agosto de 2025

Crianças estudam em bar após estrada ruim impedir ida para escola

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 12/03/2024 13:40

Compartilhe:

Um bar se transformou em sala de aula para os estudantes da Escola Municipal Serafim, na zona rural sul de Teresina, porque os alunos não conseguem chegar até a unidade escolar devido à situação precária da estrada.

O bar fica em um sítio localizado no caminho para a escola, no povoado Cebola. O sítio é de uma funcionária da escola, que apoiou a ideia. A direção escolar esclarece que o bar só abre aos finais de semana. Logo, as crianças não têm contato com o público.

A diretora da unidade, Maria de Fátima, conta que o problema persiste desde o começo do ano letivo, agora em 2024, quando foi despejado barro na estrada.

Além disso, a situação piorou com o período chuvoso, já que muitos trechos ficaram alagados, com diversas poças de lama, deixando o trecho intrafegável (vídeo acima).

Os alunos chegaram a ficar uma semana sem aulas. E, para não ficar com o ano letivo comprometido, foi adotada essa medida emergencial.

“Em dezembro de 2023, passou uma máquina e jogou barro. Esse barro está trazendo muitos transtornos porque fica intrafegável. Quando chove, o ônibus não consegue passar e atola. Para não deixar as nossas crianças sem aula, as trouxemos para um sítio de uma funcionária da escola. O local funciona como bar no final de semana”, destaca a diretora.

São 60 crianças, de 6 a 10 anos, divididas entre os turnos da manhã e tarde. A diretora informa que foram enviados ofícios para os órgãos competentes, como a SAAD Rural, que, segundo a diretora, afirma que não saber quem jogou o material na pista, causando, dentre os problemas, o lamaçal.

ESCLARECIMENTOS

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que acompanha a situação e que solicitou providências às Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas da zona Sul e da zona Rural.

VEJA NOTA

A Semec tem ciência da situação e já solicitou as Saads Sul e Rural e a Eturb que providenciem a retirada da lama na estrada para garantir o acesso das crianças à escola. Contudo, ainda, não recebemos as devidas providências. De acordo com a Saad Sul a responsabilidade é da Saad Rural, mas mesmo considerando as limitações, estava vendo uma máquina para realizar a limpeza. A Semec sabe das suas responsabilidades, porém necessita do apoio de outros órgãos.

Já a Prefeitura de Teresina informou que a obra foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. Veja a nota: 

“Por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), esclarece que a obra realizada na estrada em questão foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. A SAAD Rural está empenhada em identificar os responsáveis pela intervenção não autorizada, buscando tomar as providências legais e cabíveis, incluindo notificação e penalização, se necessário.”

A Prefeitura destaca que engenheiros estão fazendo um levantamento técnico para uma obra emergencial para o tráfego dos alunos até a escola. Informa, ainda, que aguarda condições climáticas ideais para recuperar 4 km na localidade. A administração municipal reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das obras públicas, reiterando a importância do cumprimento das normativas para garantir o bem-estar da população.”

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: